por Marcos Júnior Micheletti
O belga Jack Ickx competiu na Fórmula 1 entre 1966 e 1979, acumulando oito vitórias e 13 poles.
Jacques Bernard Ickx, o Jack Ickx, hoje aposentado, nascido em Bruxelas no dia 1º de janeiro de 1945, também competiu (com sucesso) nos carros de Turismo, tendo conquistado as 24 Horas de Le Mans por seis vezes, três de forma consecutiva.
Versátil Jacky Ickx também competiu em 12 edições do Dakar, vencendo em 1983, com Mercedes-Benz.
Sua estreia na Fórmula 1 foi pela Matra em 1966, no GP da Itália e a primeira vitória aconteceu dois anos depois, no GP da França no extinto circuito de Rouen-Les-Essarts, a bordo da Ferrari 312, após largar em terceiro lugar.
As outras sete vitórias de Jacky Ickx foram em 1969 (duas vezes, pela Brabham, na Alemanha e no Canadá), 1970 (três vezes, pela Ferrari, na Áustria, Canadá e México), em 1971 (uma vez, com Ferrari, na Holanda) e em 1972 (uma vez, com Ferrari, na Alemanha).
Em Mundiais de Fórmula 1, Jacky Ickx fez suas melhores temporadas em 1969 e 1970, anos em que foi vice-campeão, respectivamente por Brabham e Ferrari. O título de 1969 foi vencido pelo escocês Jackie Stewart (com Matra) e o de 1970 pelo austríaco Jochen Rindt (com Lotus), naquele que foi o único campeonato vencido de forma post mortem.
Ickx também competiu pela Lotus, McLaren, Williams-Wolf e Ensign.
Jack Ickx estava fora da Fórmula 1 em 1979 quando foi chamado por Guy Ligier para substituir o francês Patrick Depailler, que havia sofrido um acidente de asa delta após o GP de Monaco. Ickx disputou o restante daquela temporada, em oito corridas, mas terminando apenas duas delas, ambas na zona de pontuação: sexto lugar no GP da Grã-Bretanha, em Silverstone e o quinto lugar no GP da Holanda, em Zandvoort.
DIRETOR DE PROVA
Jack Ickx, por sua larga experiência, foi diretor de provas na Fórmula 1, e protagonizou um momento polêmico na categoria, durante o GP de Mônaco de 1984, corrida interrompida por ele, atendendo pedido do francês Jean-Marie Balestre. Ayrton Senna, então com Toleman-Hart, era o segundo colocado e se aproximava da McLaren-TAG Porsche do francês Alain Prost, que acabou vencendo a prova sob intensa chuva nas ruas do Principado.
PELA FÓRMULA 1
Disputou 114 GPs, vencendo oito vezes (seis vezes pela Ferrari e duas pela Brabham). Largou na pole em 13 corridas.
LE MANS
Venceu seis edições da prova, três vezes de forma consecutiva.
DAKAR
Também guiou em provas de rali, com destaque para 12 participações no Dakar, com uma vitória, em 1983, com Mercedes-Benz.
Saudade: Há um ano morria Henricão, ex-zagueiro do Bahia, campeão da Taça Brasil de 1959
Olhos no retrovisor: O primeiro teste de Senna com um carro de F1, quebrando um recorde de Donington
'A Magia do Futebol Brasileiro': Milton Neves é presenteado com as memórias de Júlio Mazzei
F1: Sainz coloca a Ferrari na frente no primeiro treino livre para o GP da Hungria
Saudade: Há um ano morria Sergio Ferreira, ex-ponta do Noroeste, Vasco e Cascavel
Sem vencer há cinco rodadas, Coritiba recebe o Mirassol pela Série B; os times
Após derrota para o Botafogo, Palmeiras encara o embalado Cruzeiro; as formações
F1: McLaren domina a classificação para o GP da Hungria; Norris larga na pole
Morre Moacir, ex-volante do Atlético Mineiro e Corinthians
Achados & Perdidos: Nos 55 anos do pioneiro pouso lunar, conheça o único 'Lua' da seção 'Que Fim Levou?'