Hermann Friese

Um dos maiores jogadores de futebol dos primórdios do esporte no Brasil e grande ídolo do Germania

Hermann Friese foi um nome marcante da história do futebol brasileiro. Alemão, fez parte dos primórdios do esporte em nosso país. Ao chegar aqui, em 1903, disputou uma partida amistosa pelo São Paulo Athletic Club mas não demorou a se juntar aos seus compatriotas do Germania, onde tornou-se ídolo e artilheiro em três campeonatos paulistas seguidos (1905, 1906 e 1907). Também foi um grande campeão de atletismo, com marcas expressivas, medalhas e títulos em provas como os 1500 metros, 100 metros, 200 metros e 400 metros.
Originário de Hamburgo, em maio de 1907 foi o único representante do Brasil nos "Juegos Olímpicos Internacionales", no Uruguai. Mesmo contundido, conquistou a vitória nas provas dos 800 e 1500 metros e ficou em segundo nos 400 metros.
Friese também foi árbitro de futebol. Conduziu a partida em que o Palestra Itália, hoje Palmeiras, derrotou o Paulistano por 2 a 1 em 19 de dezembro de 1920 e conquistou pela primeira vez um Campeonato Paulista. Por sinal, é um dos patronos da Academia Paulista de Árbitros de Futebol Charles Muller.
Por conta de seu físico avantajado, foi considerado um dos precursores do futebol força no Brasil. Tinha facilidade para atuar tanto no ataque quanto na defesa. O amor pelo esporte o levou também à condição de treinador, com direito a trabalhar com Friedenreich, grande artilheiro da era pré-Pelé.
Por Marcelo Rozenberg

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES