Hélio Show

Ex-goleiro do Ceará
por Rogério Micheletti
 
Hélio Show fez muita fama jogando no futebol do nordeste, especialmente no Rio Grande do Norte, na Paraíba e no Ceará, e chamou a atenção no Campeonato Brasileiro de 1972.
 
Na partida contra o Corinthians, no dia 14 de dezembro de 1972, no Pacaembu, Hélio fazia de tudo para evitar a derrota do Ceará para o Timão, mas aos 45 minutos do segundo tempo acabou sofrendo o gol de Sicupira. Essas defesas seguras nos tempos de Ceará, despertaram a atenção do Palmeiras e do Santos, mas Hélio continuou no Nordeste.
 
O lance foi curioso. Nélson Lopes cruzou da esquerda, o zagueiro Queiróz tentou desviar, Sicupira tocou e Hélio Show acabou se atrapalhando com a bola e a colocou para dentro. Mesmo assim, Hélio acabou a partida como um dos melhores em campo.
 
O goleiro fez parte do time cearense que conquistou o tetracampeonato nos anos 70 e brilhou também jogando pelo ABC de Natal (foi eleito, ao lado de Ribamar, um dos melhores goleiros da história do clube), Treze de Campina Grande e pelo América de Natal.
 
Hoje, vivendo em Natal, Hélio Show trabalha como bugueiro (é guia e motorista ao mesmo tempo - veja foto abaixo), adora programas esportivos de TV e tem saudades do tempo que brilhava com a camisa 1 de vários clubes. Jogou também na Portuguesa de Desportos.
 
Confira abaixo outras curiosidades de Hélio Show, enviadas pelo jornalista e historiador Severino Filho no dia 10 de dezembro de 2009:
"-----Mensagem original-----
De: severinofilho@acessepiaui.com.br
[mailto:severinofilho@acessepiaui.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 10 de dezembro de 2009 10:28
Para: redacao@terceirotempo.com.br
Cc: severinofilho@acessepiaui.com.br
Assunto: HÉLIO SHOW
Caro,
Na história do Hélio Show, pode-se acrescentar:
Hélio Show chamou atenção não apenas pelas suas defesas e irreverência, mas também pela camisa de nº 101 que usou em alguns jogos do Campeonato Brasileiro de 1972. Sua atuação contra o Fluminense (0 a 0), no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, também entrou para a história dos grandes goleiros que passaram pelo futebol do Ceará.
A propósito, uma camisa utilizada por Hélio Show encontra-se no acervo do jornalista e historiador Severino Filho, em Teresina, Piauí.
Seu nome completo - Hélio Ribeiro do Carmo.
É isso,
Abs,
Severino Filho
(jornalista e historiador)"
 
Abaixo, ouça a entrevista de Hélio Show no "Domingo Esportivo Bandeirantes" do dia 15 de setembro de 2019:
 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    61
  • 2 Pal
    53
  • 3 San
    48
  • 4 Cor
    44
  • 5 São
    43
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES