Hélio Show

Ex-goleiro do Ceará e Portuguesa
por Rogério Micheletti
 
Hélio Show, o Hélio Ribeiro do Carmo, nascido em Fortaleza (CE) no dia 21 de junho de 1950, fez muita fama jogando no futebol do nordeste, especialmente no Rio Grande do Norte, na Paraíba e no Ceará, e chamou a atenção no Campeonato Brasileiro de 1972.
 
Atualmente ele reside en Natal-RN, trabalhando no setor de turismo, proprietário de buggys para passeios nas dunas locais.
 
Em 5 de agosto de 2021, aos 71 anos, após ser diagnosticado com covid-19 e sentir apenas sintomas leves, teve seu quadro agravado, obrigando a uma internação hospitalar em Natal-RN, em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com 50% dos pulmões comprometidos
 
Na partida contra o Corinthians, no dia 14 de dezembro de 1972, no Pacaembu, Hélio fazia de tudo para evitar a derrota do Ceará para o Timão, mas aos 45 minutos do segundo tempo acabou sofrendo o gol de Sicupira. Essas defesas seguras nos tempos de Ceará, despertaram a atenção do Palmeiras e do Santos, mas Hélio continuou no Nordeste.
 
O lance foi curioso. Nélson Lopes cruzou da esquerda, o zagueiro Queiróz tentou desviar, Sicupira tocou e Hélio Show acabou se atrapalhando com a bola e a colocou para dentro. Mesmo assim, Hélio acabou a partida como um dos melhores em campo.
 
O goleiro fez parte do time cearense que conquistou o tetracampeonato nos anos 70 e brilhou também jogando pelo ABC de Natal (foi eleito, ao lado de Ribamar, um dos melhores goleiros da história do clube), Treze de Campina Grande e pelo América de Natal.
 
Hélio Show adora programas esportivos de televisão e tem saudades do tempo que brilhava com a camisa 1 de vários clubes, entre eles a Porguguesa de Desportos, Botafogo (PB), Ferroviário, Treze (PB) e América (RN), este seu último clube, onde encerrou sua carreira em 1988.
 
Confira abaixo outras curiosidades de Hélio Show, enviadas pelo jornalista e historiador Severino Filho no dia 10 de dezembro de 2009:
"-----Mensagem original-----
De: severinofilho@acessepiaui.com.br
[mailto:severinofilho@acessepiaui.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 10 de dezembro de 2009 10:28
Para: redacao@terceirotempo.com.br
Cc: severinofilho@acessepiaui.com.br
Assunto: HÉLIO SHOW
Caro,
Na história do Hélio Show, pode-se acrescentar:
Hélio Show chamou atenção não apenas pelas suas defesas e irreverência, mas também pela camisa de nº 101 que usou em alguns jogos do Campeonato Brasileiro de 1972. Sua atuação contra o Fluminense (0 a 0), no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, também entrou para a história dos grandes goleiros que passaram pelo futebol do Ceará.
A propósito, uma camisa utilizada por Hélio Show encontra-se no acervo do jornalista e historiador Severino Filho, em Teresina, Piauí.
Seu nome completo - Hélio Ribeiro do Carmo.
É isso,
Abs,
Severino Filho
(jornalista e historiador)"
 
Abaixo, ouça a entrevista de Hélio Show no "Domingo Esportivo Bandeirantes" do dia 15 de setembro de 2019:
 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES