por Marcos Júnior Micheletti
Guilherme Spinelli, o Guiga, um dos principais nomes do rali brasileiro e internacional, nasceu na cidade de Nova Friburgo-RJ, em 17 de outubro de 1972.
Pentacampeão do Rally dos Sertões (2003, 2004, 2010, 2011 e 2014), totalizando 14 participações consecutivas, desde 1999, formou-se em Desenho Industrial na PUC-RJ, e chegou a trabalhar na área por cinco anos, já paralelamente às competições de rali, modalidade em que começou a partir de uma prova de regularidade, em 20 de outubro de 1990, por influência de seu tio e padrinho José Augusto Spinelli, que foi navegador nas décadas de 70 e 80. Porém, foi com seu pai que aprendeu a dirigir, uma Caravan 6 cilindros, na terra.
"Com 12 anos, na fazenda dos meus familiares, em Nova Iguaçu-RJ, eu colocava travesseiros no banco da Caravan do meu pai. Isso me ajudou muito. Tocava no acelerador e aquele `bicho´vinha de lado", relembrou Guiga, durante entrevista ao Portal Terceiro Tempo em outubro de 2014.
Sua ascenção foi meteórica. No dia seguinte participou de um rali de velocidade em uma etapa do campeonato carioca e venceu, para não mais parar de competir.
Desde 2009 participa do Rally Dakar (duas vezes terminou entre os dez primeiros), nas últimas edições em parceria com o navegador Youssef Haddad, com quem também vem dividindo a condução do Mitsubishi ASX nas competições nacionais, incluindo o Rally dos Sertões, sempre com modelos Mitsubishi.
Flamenguista fanático, Guiga chegou a treinar nas divisões de base do time da Gávea e costumava assistir Zico aprimorando cobranças de falta após encerrar o seu próprio treino no clube.
Atualmente, além das atividades como piloto, é diretor do departamento de alta performance da Mitsubishi, a Ralliart Brasil, em Mogi Guaçu, no Autódromo Velo Città. Clique aqui e conheça pelo site: www.raliartbrasil.com.br.
Em 16 de maio de 2016 anunciou a retomada de parceria com o navegador Marcelo Vívolo, com quem conquistou inúmeros títulos na primeira década de 2000, em substituição a Youssef Haddad, que passou a chefe da equipe Mitsubishi.
Em 4 de junho de 2019 anunciou seu retorno ao Sertões, formando dupla com Youssef Haddad a bordo da Mitsubishi L200 Triton Sport Racing. Clique aqui e veja matéria.
Guiga é casado com Renata de Souza Ramos, com quem tem dois filhos: Gabriel e Rafael.
Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT
ABAIXO, ENTREVISTA DE GUILHERME SPINELLI A MARCOS JÚNIOR MICHELETTI EM JULHO DE 2016, NO BELLA MACCHINA, CANAL DE AUTOMOBIILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
Achados & Perdidos: Há 60 anos, Santos 11 x 0 Botafogo-SP, com oito gols de Pelé!
Rei do Futebol teve atuação de gala na Vila Belmiro. Foto: DivulgaçãoF1: GP de Las Vegas pode marcar o tetracampeonato de Verstappen; a programação
o holandês venceu a prova norte-americana no ano passado. Foto: Oracle Red Bull RacingOlhos no retrovisor: Há cinco anos, Bruno Senna 'apresentava' McLaren campeã de 1988 a Interlagos
Brasil enfrenta a Venezuela pela 11ª rodada das Eliminatórias; as formações
Saudade: Há 12 anos morria Alex Alves, ex-atacante do Vitória e Cruzeiro
10ª edição do Carsughi L´Auto Preferita inovou com painel e elegeu vencedores em 18 categorias
Achados & Perdidos: Há sete anos, com vitória sobre o Fluminense, Corinthians era heptacampeão brasileiro
Em confronto direto pela vice-liderança das Eliminatórias, Uruguai recebe a Colômbia; as formações
Olhos no retrovisor: Curiosos patrocínios no automobilismo; de marca de preservativos a revista adulta
Achados & Perdidos: Há 61 anos, no Maracanã, o Santos era bicampeão mundial
Achados & Perdidos: Mate saudades do São Paulo da década de 1960
Lutando contra o rebaixamento, Furacão pega o Galo em jogo atrasado; as equipes