por Tufano Silva
Jorge Guerra, o Guerrinha, campeão Pan-americano de basquetebol com a Seleção Brasileira em 1987, hoje vive na cidade de Bauru-SP, onde trabalha como técnico. O ex-armador treinou em 2010 a equipe do GRSA/ITABOM/Bauru, que nesta temporada disputou a elite do Campeonato Paulista e da Liga Nacional.
Guerrinha, que é pai de três filhos, nasceu no dia 21 de junho de 1959, na cidade de Franca-SP. Começou no basquete com apenas 16 anos, em sua cidade natal, jogando no Amazonas Franca.
O ex-armador fazia parte do time titular da Seleção Brasileira que conquistou o título Pan-americano de 87, disputado na cidade de Indianápolis, nos EUA. Na final, o Brasil enfrentou o time da casa e venceu os grandes favoritos pelo placar de 120 a 115.
Sobre esse título, o ex-jogador deu a seguinte declaração em entrevista ao repórter Thiago Navarro, do portal Livrevista.
"Foi uma emoção muita grande, uma conquista assim marca uma geração, marca um jogador. Era um grupo de atletas que começou a se formar em 1983 e foi até 1992, foram dez temporadas juntos, disputando Olimpíadas, Mundiais, era um grupo coeso, tinha aquela paixão de jogar pela Seleção, tinha qualidade em nível internacional. Era uma época mais romântica, hoje é muito profissional, então são coisas que a gente guarda, lembra, vai curtir ainda por muitos anos", comentou.
Guerrinha só encerrou a sua carreira no ano de 1997, jogando pelo Polti/COC/Ribeirão Preto, onde também iniciou um novo ciclo em sua vida, o de treinador de basquetebol.
Saudade: Há sete anos morria Antoninho, ex-zagueiro do Palmeiras e Ferroviária
Ele residia em Araraquara. Foto: Portal Terceiro TempoAchados & Perdidos: O dia em que Milton Neves visitou a Couromoda, com Neto e Denilson Show
Achados & Perdidos: Relembre momentos marcantes de Luciano do Valle, que nos deixava há 11 anos
Diante do lanterna Sport, Corinthians tenta superar seu 'inferno astral'; as equipes
Saudade: Há oito anos morria Kaneco, o inventor da "carretilha" no futebol
No Dia dos Povos Indígenas, veja todos os 'Índios' da seção 'Que Fim Levou?'
F1: Norris lidera a sexta-feira em Jedá; Bortoleto tem um dia para esquercer
Olhos no retrovisor: Único campeão post mortem da F1, Jochen Rindt nascia há 83 anos
Parabéns, Rivaldo! Bola de Ouro em 99, revelado pelo Santa Cruz, ex-atacante completa 53 anos
Relembre o último Gre-Nal disputado por Danrlei, que completa 52 anos
F1: Verstappen impressiona mais uma vez e fica com a pole para o GP da Arábia Saudita