Grilo

Ex-atacante do Bangu e Portuguesa Santista


Por Rogério Micheltti e Ednilson Valia


Nilton Gonçalves dos Santos, o Grilo, nasceu no 01 de julho de 1935 e faleceu em 02 de agosto de 2011, no hospital Beneficência Portuguesa, em Santos, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico.

No dia que completou 76 anos, o ex-jogador sofreu um Acidente Vascular Cerebral e após 11 dias,  padeceu do segundo AVC , diagnosticado pelos médico como isquêmico.

O ex-atleta ficou internado no Centro de Terapia Intensiva do hospital Beneficência Portuguesa por 31 dias.

Grillo foi cremado em Santos no crematório Memorial no dia 02 de agosto de 2011.

Revelado pelo Água Verde, do Paraná, foi negociado com o Bangu, onde fez dupla histórica com o "mítico " Zizinho.

Após um período no futebol carioca, Grilo (recebeu este apelido por ser  umesmero cabeceador, além de ter uma grande impulsão) chegou a Portuguesa Santista, onde se destacou.

Grilo teve grandes momentos na Portuguesa Santista, nos anos 60,  chamou a atenção do futebol mexicano e foi contratado pelo Atlas, junto com Lalá (ex-goleiro santista), Guimarães ( São Paulo e Corinthians),  o calvo Dirceu (ex-Ferroviária) , além do treinador, que era o ex-jogador são-paulino Bauer.

Por pouco não virou mito no futebol mexicano, chegou a ser chamado de "Pelé Branco"  .

Na volta teve uma breve passagem pelo time que o revelou (Água Verde) e encerrou sua carreira na equipe Rubro-verde santista.

No futebol de praia santista também se consagrou ao fazer dupla de ataque inesquecível com Carlos Prieto, o Gigi.  Ambos atuavam pelo time praiano Náutico e receberam elogios de ninguém mais que o Rei Pelé.

" Grilo e Gigi é a versão praiana de Pelé  e Coutinho", afirmou Edson Arantes, o atleta do século XX e Rei do Futebol, também conhecido por Pelé.

 

 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES