Gildésio, o ex-zagueiro-central Gildésio Lessa, do São Paulo Futebol Clube, morreu em 07 de maio de 2021, aos 74 anos, em São Roque, São Paulo. O ex-jogador tinha Mal de Alzheimer e deixou mulher e dois filhos.
Gildésio nasceu no dia 7 de janeiro de 1944, na cidade baiana de Ituberá. Veio para São Paulo aos três anos e começou a jogar futebol no Senac da Liberdade. Passou por uma peneira no infantil do São Paulo, em 1958. No terceiro jogo, já era o capitão do time. Foi Gildésio quem levou Roberto Dias Branco para o São Paulo, seu companheiro no Senac. "Essa foi a minha maior contribuição para o futebol".
No infantil do São Paulo, trabalhou com o técnico Caxambu (saudoso goleiro) e jogou ao lado de Cláudio que depois seguiria para o Fluminense. No juvenil, atuou ao lado de Peixinho e Sérgio Lopes. Foi bi-campeão paulista na categoria de aspirantes.
Na inauguração do Morumbi, no dia 2 de outubro de 1960, o São Paulo enfrentou o Sporting de Lisboa, Portugal. Gildésio era o mais jovem do time, com apenas 16 anos. Ele foi o substituto do lendário Mauro Ramos de Oliveira, transacionado com o Santos.
O São Paulo venceu aquele jogo de inauguração do Morumbi por 1 a 0, gol histórico de Peixinho, o ponta-direita. O São Paulo jogou com: Poy, Ademar, Gildésio e Riberto; Fernando Sátiro e Vitor; Peixinho, Jonas (depois Paulo e depois Cláudio), Gino Orlando, Gonçalo e Canhoteiro. O técnico foi Flávio Costa e o Sporting teve: Aníbal, Lino, Morato e Hilário; Mendes e Júlio; Hugo, Faustino, Figueiredo (Fernando), Diogo (Géo) e Seminário. Apitou Olten Aires de Abreu.
F1: Verstappen pulveriza a favorita McLaren e vence GP da Itália; Bortoleto é 8º
Olhos no retrovisor: Há 50 anos, em Monza, Niki Lauda conquistava seu primeiro título na Fórmula 1
Achados & Perdidos: Veja gols e lindas jogadas de Mário Sérgio, que hoje completaria 75 anos
Achados & Perdidos: Há 60 anos o Palmeiras representou a Seleção Brasileira e goleou grande rival sul-americano
Saudade: Há oito anos morria Odair Cologna, ex-meia do Palmeiras e Velo Clube Rioclarense
Uma foto, uma história! Ademir da Guia se deliciando com uma pasta na festa de veteranos do Palmeiras de 2018
Brasil busca vitória na altitude para evitar marca negativa nas Eliminatórias
Olhos no retrovisor: Emocionado, Vittorio Brambilla bateu após vencer seu único GP na Fórmula 1
Achados & Perdidos: A estreia de Pelé pelo Cosmos de Nova York, marcando gol
Parabéns, Neto! Relembre cinco lindos gols do aniversariante que completa 59 anos!