Gildésio, o ex-zagueiro-central Gildésio Lessa, do São Paulo Futebol Clube, morreu em 07 de maio de 2021, aos 74 anos, em São Roque, São Paulo. O ex-jogador tinha Mal de Alzheimer e deixou mulher e dois filhos.
Gildésio nasceu no dia 7 de janeiro de 1944, na cidade baiana de Ituberá. Veio para São Paulo aos três anos e começou a jogar futebol no Senac da Liberdade. Passou por uma peneira no infantil do São Paulo, em 1958. No terceiro jogo, já era o capitão do time. Foi Gildésio quem levou Roberto Dias Branco para o São Paulo, seu companheiro no Senac. "Essa foi a minha maior contribuição para o futebol".
No infantil do São Paulo, trabalhou com o técnico Caxambu (saudoso goleiro) e jogou ao lado de Cláudio que depois seguiria para o Fluminense. No juvenil, atuou ao lado de Peixinho e Sérgio Lopes. Foi bi-campeão paulista na categoria de aspirantes.
Na inauguração do Morumbi, no dia 2 de outubro de 1960, o São Paulo enfrentou o Sporting de Lisboa, Portugal. Gildésio era o mais jovem do time, com apenas 16 anos. Ele foi o substituto do lendário Mauro Ramos de Oliveira, transacionado com o Santos.
O São Paulo venceu aquele jogo de inauguração do Morumbi por 1 a 0, gol histórico de Peixinho, o ponta-direita. O São Paulo jogou com: Poy, Ademar, Gildésio e Riberto; Fernando Sátiro e Vitor; Peixinho, Jonas (depois Paulo e depois Cláudio), Gino Orlando, Gonçalo e Canhoteiro. O técnico foi Flávio Costa e o Sporting teve: Aníbal, Lino, Morato e Hilário; Mendes e Júlio; Hugo, Faustino, Figueiredo (Fernando), Diogo (Géo) e Seminário. Apitou Olten Aires de Abreu.
Vice-presidente do Nacional A.C, Edison Gallo é o convidado de Marcos Falopa nesta terça
A trajetória do clube paulista estará em pauta neste encontroClaudio Carsughi é homenageado na Assembleia Legislativa de São Paulo
Jornalista completou 93 anos na última segunda-feira. Foto: Gabriella CarsughiA psicóloga Marcela Tomé é a convidada de Marcos Falopa na live desta terça-feira
Parabéns, Dida, 52 anos! Veja o ex-goleiro defendendo dois pênaltis de Raí
Em vídeo, 'Antes & Depois' de zagueiros que honraram a camisa do Flamengo
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Sorocabano
Parabéns, Cabrini! Uma seleção de jogadas e gols do ótimo zagueiro italiano que faz 68 anos
Achados & Perdidos: Uma goleada do Santos de Pelé contra a Polônia em 1960
Achados & Perdidos: Festa corintiana adiada no dia em que o Morumbi registrou seu maior público
Saudade: Há cinco anos morria o guaxupeano Tati, que jogou no Palmeiras e Inter
Saudade: Marcelo Veiga, ex-lateral e treinador, completaria 61 anos
Saudade: Há um ano morria Nicolau Anechine, ex-volante do Noroeste e do futebol do Sul de Minas