por Marcos Júnior Micheletti
Luigi Riva, o Gigi Riva, maior artilheiro da Seleção Italiana, com 35 gols em 42 jogos disputados, morreu em 22 de janeiro de 2024, aos 79 anos, após sofrer um infarto. Ele chegou a ser internado mas não resistiu.
Natural de Leggiuno, província de Varese, na região da Lombardia, no norte da Itália, onde nasceu em 7 de novembro de 1944, Riva notabilizou-se pelo notório poder de finalizações, graças ao portentoso chute de perna esquerda, que muitos comparavam ao seu quase xará Rivellino (muitas vezes chamado de Riva), que a exemplo do brasileiro também utilizou a camisa 11 na Copa de 70, ocasião em que a Azzurra acabou derrotada pelo Brasil por 4 a 1.
Gigi Riva começou sua carreira pelo modesto Legnano, onde atuou entre 1962 e 1963, para depois engrenar uma brilhante trajetória pelo Cagliari, onde jogou até o final de sua carreira, em 1976 e marcou 207 gols em 374 jogos disputados, sendo o maior artilheiro da história do clube.
Artilheiro em diversas ocasiões pelo Cagliari, Riva conquistou um título pela equipe, o da Série A, na temporada 1969-1970.
Pela Seleção Italiana, faturou a Eurocopa de 1968.
Olhos no retrovisor: Michael Schumacher em sua primeira vitória guiando pela Ferrari
Alemão foi perfeito na pista molhada de Barcelona há 26 anos. Foto: DivulgaçãoSaudade: Rodrigues Neto, lateral do Brasil na Copa de 78, completaria 75 anos
O saudoso jogador mineiro destacou-se no futebol carioca. Foto: DivulgaçãoAchados & Perdidos: Os dois gols que Givanildo fez jogando pelo Corinthians
Pelo Italiano, Cagliari recebe o Hellas Verona, que foi goleado na última rodada
As ameaças abomináveis de Renato Gaúcho. Por Wladimir Miranda
Saudade: Há 12 anos morria o jornalista Joelmir Beting
Embalado por seis vitórias seguidas, Corinthians encara o ameaçado Criciúma; as equipes
F1: Norris mostra força e assegura a pole da Sprint no Catar
Saudade: Há cinco anos morria Domingos Piedade, ex-comentarista de automobilismo
Com dez contra onze, 'Fogão depena o Galo' em Buenos Aires e fica com a Taça da Libertadores da América
Saudade: Presidente do período mais vitorioso do Santos, Athiê Jorge Cury morria há 32 anos
Ainda sob risco de rebaixamento, Grêmio recebe o São Paulo neste domingo; as formações