por Tufano Silva
Claudio Gentile, ex-zagueiro da Seleção Italiana, Juventus e Fiorentina entre as décadas de 70 e 80, se tornou técnico após pendurar as chuteiras, tendo comandado a seleção sub-21 da Itália de 2000 a 2006.
Apesar de ter defendido a Squadra Azurra, Gentile, na realidade, é libanês. Nasceu em Trípoli no dia 27 de setembro de 1953, fato que rendeu ao jogador o apelido de Gaddafi, dado por seus companheiros italianos, em alusão ao ditador Muammar Gaddafi, que comandou a Líbia por 42 anos.
O ex-zagueiro iniciou sua carreira com apenas 18 anos, jogando pelo time do Arona. Em 1972, foi transferido para a equipe do Varese, que disputava a série B do Campeonato Italiano, e onde o defensor começou a ganhar projeção no cenário futebolístico italiano.
No ano seguinte, foi contratado pela Juventus, onde Gentile teve a passagem mais marcante de sua carreira. Na Juve, o jogador permaneceu por 11 anos, conquistando por lá diversos títulos nacionais e continentais.
Pela Seleção Italiana, Gentile fez parte da equipe que conquistou o Mundial de 1982, e ficou famoso pelas entradas violentas em Zico e Maradona, na fase de quartas-de-final do torneio.
Em 1984, Gentile acertou com a Fiorentina, mesma época em que a equipe Viola tirou Sócrates do Corinthians, e por lá o defensor ficou até 1987, quando se transferiu para o Piacenza, onde encerrou sua carreira profissional.
Achados & Perdidos: Veja o golaço de Dorival Júnior, aniversariante hoje, pela Matonense
Profissional está completando 63 anos. Foto: Reprodução/YouTubeO dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Varginha-MG
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves visitou a Couromoda, com Neto e Denilson Show
Achados & Perdidos: Relembre momentos marcantes de Luciano do Valle, que nos deixava há 11 anos
Diante do lanterna Sport, Corinthians tenta superar seu 'inferno astral'; as equipes
No Dia dos Povos Indígenas, veja todos os 'Índios' da seção 'Que Fim Levou?'
Saudade: Há oito anos morria Kaneco, o inventor da "carretilha" no futebol
F1: Norris lidera a sexta-feira em Jedá; Bortoleto tem um dia para esquercer
Olhos no retrovisor: Único campeão post mortem da F1, Jochen Rindt nascia há 83 anos
Parabéns, Rivaldo! Bola de Ouro em 99, revelado pelo Santa Cruz, ex-atacante completa 53 anos
F1: Verstappen impressiona mais uma vez e fica com a pole para o GP da Arábia Saudita