por Marcos Júnior Micheletti
Fernando Silva, ex-zagueiro do Vasco da Gama, que cometeu o pênalti em Pelé, infração que resultou no milésimo gol do jogador santista, morreu em 7 de junho de 2021, aos 73 anos, vítima de infarto fulminante. Ele residia em Maricá (RJ), onde era professor em escolinha de futebol para crianças carentes em parceria com o América (RJ).
Natural de Belo Horizonte (MG), onde nasceu em 5 de janeiro de 1948, Fernando, que também jogava como volante, iniciou sua carreira profissional em 1967 pelo Juventus (SP), mas no ano seguinte já estava em São Januário para defender as cores do Vasco, onde permaneceu até 1970, para em seguida atuar pelo Bangu.
Depois ele se destacou no futebol baiano, primeiro pelo Vitória e depois pelo Bahia, ainda retornando ao Vitória, conquistando títulos estaduais em ambos.
Ainda na Bahia, passou pelo Bahia de Feira e encerrou sua carreira pelo Leônicio, em 1979.
Embora muitos a Renê o pênalti que resultou no milésimo gol do Rei no Maracanã, o lance foi mesmo protaonizado por Fernando, mas o zagueiro, reiteradas vezes, alegava não ter derrubado o camisa 10 do Santos.
Segundo ele, Pelé é que bateu em sua perna e cavou a infração, assinaldada pelo árbitro Manoel Amaro de Lima (1946-2009) em 19 de novembro de 1969, ocasião em que o Santos derrotou o Vasco por 2 a 1.
ABAIXO, O LANCE DO PÊNLATI MARCADO PELO ÁRBITRO MANOEL AMARO DE LIMA (1946-2009) EM 19 DE NOVEMBRO DE 1969. A PARTIDA, DISPUTADA NO MARACANÃ, TERMINOU COM VITÓRIA SANTISTA POR 2 A 1
O País da Jogatina. Por Odir Cunha
A nova febre nacional: perder dinheiro sem sair de casaOlhos no retrovisor: O outro Hamilton da F1 disputou apenas cinco GPs mas venceu prova lendária do automobilismo
Achados & Perdidos: Relembre de Schiaffino, um dos carrascos do Brasil na Copa de 50, que morria há 23 anos
Achados & Perdidos: 'Rei de Roma', Falcão recebia homenagem em Mônaco há seis anos
Olhos no retrovisor: Bruno Senna, há seis anos, 'apresentava' McLaren campeã de 1988 a Interlagos
Saudade: Há três anos morria Fazendeiro, ex-atacante do Uberlândia
Achados & Perdidos: Há oito anos, com vitória sobre o Fluminense, Corinthians era heptacampeão brasileiro
Em alusão aos 130 anos do Flamengo, piloto da Stock competirá com carro homenageando o Rubro-Negro
Luizão, 50 anos! Veja todos os gols do aniversariante pelo Corinthians
Parabéns, Flamengo! O Rubro-Negro completa 130 anos!
Saudade: Há 13 anos morria Alex Alves, ex-atacante do Vitória e Cruzeiro