por Marcos Júnior Micheletti
Fernando Silva, ex-zagueiro do Vasco da Gama, que cometeu o pênalti em Pelé, infração que resultou no milésimo gol do jogador santista, morreu em 7 de junho de 2021, aos 73 anos, vítima de infarto fulminante. Ele residia em Maricá (RJ), onde era professor em escolinha de futebol para crianças carentes em parceria com o América (RJ).
Natural de Belo Horizonte (MG), onde nasceu em 5 de janeiro de 1948, Fernando, que também jogava como volante, iniciou sua carreira profissional em 1967 pelo Juventus (SP), mas no ano seguinte já estava em São Januário para defender as cores do Vasco, onde permaneceu até 1970, para em seguida atuar pelo Bangu.
Depois ele se destacou no futebol baiano, primeiro pelo Vitória e depois pelo Bahia, ainda retornando ao Vitória, conquistando títulos estaduais em ambos.
Ainda na Bahia, passou pelo Bahia de Feira e encerrou sua carreira pelo Leônicio, em 1979.
Embora muitos a Renê o pênalti que resultou no milésimo gol do Rei no Maracanã, o lance foi mesmo protaonizado por Fernando, mas o zagueiro, reiteradas vezes, alegava não ter derrubado o camisa 10 do Santos.
Segundo ele, Pelé é que bateu em sua perna e cavou a infração, assinaldada pelo árbitro Manoel Amaro de Lima (1946-2009) em 19 de novembro de 1969, ocasião em que o Santos derrotou o Vasco por 2 a 1.
ABAIXO, O LANCE DO PÊNLATI MARCADO PELO ÁRBITRO MANOEL AMARO DE LIMA (1946-2009) EM 19 DE NOVEMBRO DE 1969. A PARTIDA, DISPUTADA NO MARACANÃ, TERMINOU COM VITÓRIA SANTISTA POR 2 A 1
Parabéns! Alcindo, revelado pelo Fla e ídolo no Japão, completa 58 anos!
Em Veneza, durante viagem à Velha Bota. Foto: arquivo pessoal de AlcindoO dia em que Milton Neves tornou-se Cidadão Tricordiano
Na cidade natal de Pelé, em 2010. Foto: Estúdio LumaUma foto, uma história! Barrado da final do Brasileiro de 1992, Renato Gaúcho relaxou na véspera em praia carioca
Corinthians vai à Vila Belmiro para enfrentar o Santos, que está perto do Z-4; os times
Dia do Professor! Veja quem foram as primeiras professoras de Milton Neves e um marcante mestre da faculdade
Saudade: Há quatro anos morria Celestino Valenzuela, ícone da locução esportiva do Rio Grande do Sul
Parabéns, Claudecir! Ex-volante do São Caetano e do Palmeiras completa 50 anos
Parabéns, Paulo Roberto Falcão! Ídolo colorado e 'Rei de Roma' completa 72 anos!
F1: Com Verstappen tentando reduzir a diferença para a dupla da McLaren, Mundial chega a Austin
Vindo de derrota, Grêmio encara o São Paulo, que também busca recuperação; as formações
Festival de Cinema Acessível Kids exibe filme na União de Cegos do Rio Grande do Sul
Saudade: Há cinco anos morria Marquinhos, ex-zagueiro do Cruzeiro e Palmeiras