por Marcos Júnior Micheletti
Fernando Silva, ex-zagueiro do Vasco da Gama, que cometeu o pênalti em Pelé, infração que resultou no milésimo gol do jogador santista, morreu em 7 de junho de 2021, aos 73 anos, vítima de infarto fulminante. Ele residia em Maricá (RJ), onde era professor em escolinha de futebol para crianças carentes em parceria com o América (RJ).
Natural de Belo Horizonte (MG), onde nasceu em 5 de janeiro de 1948, Fernando, que também jogava como volante, iniciou sua carreira profissional em 1967 pelo Juventus (SP), mas no ano seguinte já estava em São Januário para defender as cores do Vasco, onde permaneceu até 1970, para em seguida atuar pelo Bangu.
Depois ele se destacou no futebol baiano, primeiro pelo Vitória e depois pelo Bahia, ainda retornando ao Vitória, conquistando títulos estaduais em ambos.
Ainda na Bahia, passou pelo Bahia de Feira e encerrou sua carreira pelo Leônicio, em 1979.
Embora muitos a Renê o pênalti que resultou no milésimo gol do Rei no Maracanã, o lance foi mesmo protaonizado por Fernando, mas o zagueiro, reiteradas vezes, alegava não ter derrubado o camisa 10 do Santos.
Segundo ele, Pelé é que bateu em sua perna e cavou a infração, assinaldada pelo árbitro Manoel Amaro de Lima (1946-2009) em 19 de novembro de 1969, ocasião em que o Santos derrotou o Vasco por 2 a 1.
ABAIXO, O LANCE DO PÊNLATI MARCADO PELO ÁRBITRO MANOEL AMARO DE LIMA (1946-2009) EM 19 DE NOVEMBRO DE 1969. A PARTIDA, DISPUTADA NO MARACANÃ, TERMINOU COM VITÓRIA SANTISTA POR 2 A 1
Olhos no retrovisor: Christian e Wilsinho Fittipaldi em comercial de aparelho para barbear
Filho contracenou com o pai em publicidade do Philishave. Foto: ReproduçãoAchados & Perdidos: Brasil sofria goleada para a Espanha na estreia de Falcão como treinador, há 35 anos
Ricardo Teixeira e Paulo Roberto Falcão em 1990. Foto: ReproduçãoAchados & Perdidos: Leônidas da Silva, o inventor da bicicleta no futebol, nascia há 112 anos
Parabéns, Emerson Sheik! Veja a noite impecável do aniversariante na conquista corintiana da Libertadores
F1: Verstappen faz volta mágica e conquista a pole para o GP da Itália; Bortoleto garante 7º lugar no grid
F1: Verstappen pulveriza a favorita McLaren e vence GP da Itália; Bortoleto é 8º
Olhos no retrovisor: Há 50 anos, em Monza, Niki Lauda conquistava seu primeiro título na Fórmula 1
Achados & Perdidos: Veja gols e lindas jogadas de Mário Sérgio, que hoje completaria 75 anos
Achados & Perdidos: Há 60 anos o Palmeiras representou a Seleção Brasileira e goleou grande rival sul-americano
Saudade: Há oito anos morria Odair Cologna, ex-meia do Palmeiras e Velo Clube Rioclarense
Uma foto, uma história! Ademir da Guia se deliciando com uma pasta na festa de veteranos do Palmeiras de 2018
Brasil busca vitória na altitude para evitar marca negativa nas Eliminatórias