por Marcos Júnior Micheletti
Fernando Silva, ex-zagueiro do Vasco da Gama, que cometeu o pênalti em Pelé, infração que resultou no milésimo gol do jogador santista, morreu em 7 de junho de 2021, aos 73 anos, vítima de infarto fulminante. Ele residia em Maricá (RJ), onde era professor em escolinha de futebol para crianças carentes em parceria com o América (RJ).
Natural de Belo Horizonte (MG), onde nasceu em 5 de janeiro de 1948, Fernando, que também jogava como volante, iniciou sua carreira profissional em 1967 pelo Juventus (SP), mas no ano seguinte já estava em São Januário para defender as cores do Vasco, onde permaneceu até 1970, para em seguida atuar pelo Bangu.
Depois ele se destacou no futebol baiano, primeiro pelo Vitória e depois pelo Bahia, ainda retornando ao Vitória, conquistando títulos estaduais em ambos.
Ainda na Bahia, passou pelo Bahia de Feira e encerrou sua carreira pelo Leônicio, em 1979.
Embora muitos a Renê o pênalti que resultou no milésimo gol do Rei no Maracanã, o lance foi mesmo protaonizado por Fernando, mas o zagueiro, reiteradas vezes, alegava não ter derrubado o camisa 10 do Santos.
Segundo ele, Pelé é que bateu em sua perna e cavou a infração, assinaldada pelo árbitro Manoel Amaro de Lima (1946-2009) em 19 de novembro de 1969, ocasião em que o Santos derrotou o Vasco por 2 a 1.
ABAIXO, O LANCE DO PÊNLATI MARCADO PELO ÁRBITRO MANOEL AMARO DE LIMA (1946-2009) EM 19 DE NOVEMBRO DE 1969. A PARTIDA, DISPUTADA NO MARACANÃ, TERMINOU COM VITÓRIA SANTISTA POR 2 A 1
Corinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Cavalo e simbologia
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
Os cavalos sentem frio?
BRASILEIRÃO 2019