Fernando Roberto, o Mastiguinha

Ex-atacante do Galo
Fernando Roberto, centroavante do América Mineiro, Atlético Mineiro, Internacional, Sport Club do Recife, entre outras equipes nos anos 80, hoje é técnico de futebol em escolinhas do governo do estado mineiro.

"Faço trabalhos sociais. Estou junto com o Reinaldo, ex-ídolo do Galo, ensinando futebol às crianças carentes", conta Fernando, que mora no bairro São Paulo, em Belo Horizonte (MG), é casado com dona Rita e pai de dois filhos: Fernando Roberto Júnior e Jaqueline.

Nascido em Belo Horizonte no dia 27 de junho de 1956, Fernando Roberto começou a carreira no América Mineiro na metade dos anos 70. Antes de defender o Galo, o atacante jogou pelo Guarani de Divinópolis (MG).

No Atlético Mineiro, Fernando Roberto viveu seu momento mais marcante na carreira. Ele marcou dois gols contra o Flamengo, em 1980, em jogo festivo no estádio do Mineirão. "Entrei porque o Reinaldo teve um problema minutos antes do time entrar em campo. O Procópio Cardoso (técnico) me chamou e eu fui para o jogo. O Flamengo tinha um timaço. O goleiro deles era o Raul. Eu fiz os dois gols do Atlético, um de cabeça e um de pé. Vencemos o jogo por 2 a 1", conta com orgulho.

Depois do Atlético Mineiro, o centroavante defendeu o Internacional, o Sport Club do Recife, o Vitória, o Uberlândia, o América de São José do Rio Preto e o Jorge Wilstermann, da Bolívia, onde encerrou a carreira em 1990.

O apelido

Fernando Roberto conta que recebeu o apelido de Mastiguinha nos tempos de jogador. O motivo é simples: "Eu mascava muito chiclete", diz.

Ainda aqui, confira o e-mail enviado pelo jornalista e historiador Severino Filho no dia 10 de dezembro de 2009, contando como foi a passagem de Fernando Roberto pelo River-PI:

-----Mensagem original-----
De: severinofilho@acessepiaui.com.br
[mailto:severinofilho@acessepiaui.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 10 de dezembro de 2009 09:16
Para: redacao@terceirotempo.com.br
Cc: severinofilho@acessepiaui.com.br
Assunto: FERNANDO ROBERTO, O MASTIGUINHA
Caro,
FERNANDO ROBERTO, o Mastiguinha, antes de encerrar a carreira no futebol da Bolívia, jogou no River, de Teresina, oportunidade em que sagrou-se campeão piauiense de 1989, tendo como técnico Luis Carlos Melo Lopes, o Caiçapava. Além dele, também estavam no River o meia Wescley (ex-Botafogo), o atacante Tiquinho (ex-Botafogo) e o meia Zé Augusto (ex-Vitória da Bahia).
É isso,
Abs,
Severino Filho
(jornalista e historiador)
por Rogério Micheletti
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 San
    32
  • 2 Fla
    30
  • 3 Pal
    30
  • 4 Atl
    27
  • 5 São
    27
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES