Estádio do Canindé

A casa da Portuguesa de Desportos
por Marcos Júnior Micheletti
 
Conhecido como Canindé, o estádio da Portuguesa primeiramente recebeu o nome de Estádio Independência e foi rebatizado em  1979 para Estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte, pelo então presidente Manuel Mendes Gregório.
 
A área do estádio, junto à Marginal do Rio Tietê, zona norte de São Paulo, pertencia ao Deutsch Sportive, um antigo clube da colônia alemã paulistana, que foi vendido ao São Paulo Futebol Clube em 29 de janeiro de 1944 por 740 contos de réis, permanecendo com o clube até 1956, ano em que a Portuguesa de Desportos comprou o imóvel de Wadih Sadi, sócio do São Paulo que havia adquirido o estádio um ano antes.
 
Com a finalidade de atender às exigências da FPF (Federação Paulista de Futebol), foram realizadas diversas reformas, com alambrados e uma arquibancada de madeira, o que garantiu o apelido ao estádio de "Ilha da Madeira".
 
O primeiro jogo oficial aconteceu em 11 de janeiro de 1956, dia em que a Portuguesa derrotou um combinado formado por Palmeiras e São Paulo por 3 a 2. Nelsinho, jogador do Tricolor, foi o primeiro a marcar um gol no então Estádio Independência.
 
Uma segunda grande reforma, na década de 70, promoveu uma reinauguração do estádio, em 9 de janeiro de 1972, ocasião em que a Lusa foi derrotada para a equipe portuguesa do Benfica por 3 a 1.
 
O recorde de público aconteceu no dia 15 de novembro de 1983, ocasião em que a Portuguesa foi derrotada pelo São Paulo por 3 a 1.
 
Atualmente o estádio comporta 21.004 torcedores.
 
A Portuguesa de Desportos, enfrentando uma grave crise financeira, com dívida estimada em 600 milhões de reais em março de 2018, teve seu estádio indo a leilão público em 4 de outubro de 2017, mas não teve lances para seu arremate.
 
Em junho de 2018 foi divulgado um vídeo com imagens da demolição e aterramento da área da piscina olímpica do complexo da Portuguesa de Desportos, no Canindé, segundo informações do clube para a construção de um espaço para eventos no local.

ABAIXO, O VÍDEO

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES