O Estádio da Floresta foi um dos primeiros palcos onde se jogou futebol em São Paulo. Situado junto à Ponte das Bandeiras, às margens do rio Tietê, ficava em uma chácara. Serviu inicialmente como casa da Associação Atlética das Palmeiras após ser adquirido ao Clube de Regatas São Paulo. Mas com a extinção do clube, passou a ser utilizado pelo São Paulo da Floresta. Dados históricos apontam que o embrião do São Paulo Futebol Clube jogou neste local 71 vezes com 52 vitórias, 14 empates e apenas cinco derrotas.
Tinha capacidade para 10 mil pessoas. Hoje, ainda existe dentro do Clube de Regatas Tietê, bem distante de sua fisionomia original.
Por Marcelo Rozenberg
Ainda sobre o Estádio da Floresta, no dia 5 de outubro de 2008, o site Terceiro Tempo recebeu do internauta Braz Leme (jlbraz@uol.com.br), o seguinte e-mail:
"Milton
Aproveito para lhe repassar a história de como era o Estádio da Floresta, a primeira casa do São Paulo FC.
Como era o Estádio da Floresta:
O campo era na Chácara da Floresta, nas proximidades da Ponte Grande, junto ao rio Tietê. Era, no dizer do historiador Pereira de Souza, "um simples parque de velhas figueiras entremeadas de coqueiros, tudo como a ocultar discreto Recreio, contemplando o velho Anhembi, transportando, de bubuia, batelões conduzindo areia, lenha e tijolos".
A chácara ficava entre o Associação Atlética São Bento e o Clube de Regatas Tietê chegando-se a ela por um corredor entre os dois. O gramado era de primeira qualidade, ainda que as instalações, em geral, fossem modestas, conforme relato feito por Carlos Eduardo Toledo, o Toledinho, que acentua: "Era o campo todo cercado por arquibancadas de madeira, com os vestiários para os jogadores embaixo da arquibancada principal, coberta. Os jogos do São Paulo Futebol Clube ou São Paulo da Floresta lotavam o campo, cabia quinze mil pessoas. A torcida era grande e entusiasmada".
A iluminação do estádio foi inaugurada em 28 de março de 1930, e para comemorar houve um "amistoso internacional entre São Paulo Futebol Clube contra o Club Sportivo Barracas Bolívar da Argentina, que terminou com a vitória do São Paulo por 8 a 1.
Essa partida de futebol, foi a primeira entre clubes realizada durante a noite em São Paulo.
O primeiro jogo da história do "Campeonato Paulista" disputado com luz artificial, aconteceu na Floresta em 17 de maio de 1930, entre São Paulo e Esporte Clube Sírio, jogo que terminou empatado em 2 a 2.
OBS: Achei isso pesquisando na internet, e como eu edito para a wikipedia, passei essa imformação para a página que eu mesmo editei na referida enciclopédia, e quero de possível que seja colocado na sua página sobre a Floresta.
atenciosamente
Braz Leme?
Saudade: Tricampeão de Fórmula 1, Jack Brabham morria há 11 anos
Um dos títulos do australiano foi por sua equipe própria. Foto: DivulgaçãoAchados & Perdidos: Veja gols marcados pelo aniversariante Diego Forlán em sua passagem pelo Internacional
Meia uruguaio em ação durante um Gre-Nal. Foto: DivulgaçãoNo Z-4, Santos enfrenta o Ceará no Allianz Parque pelo Brasileirão; as formações
Ancelotti na Seleção é mais ou menos como Hamilton na Ferrari...
O dia em que Milton Neves foi homenageado pelo Paysandu
Achados & Perdidos: Última edição do Rio-São Paulo era vencida pelo Corinthians há 23 anos
Saudade: Didi, o 'Folha Seca' nos deixava há 24 anos
Achados & Perdidos: Há 65 anos, no Maracanã, o dia em que vaias foram substituídas por aplausos a Julinho Botelho
Olhos no retrovisor: Há 75 anos, em Silverstone, o primeiro GP de Fórmula 1
Oséas, 54 anos! Ex-artilheiro do Verdão ainda é lembrado por inusitado gol contra
Milton Neves marca presença na APAS, no estande da Cooxupé, que destacou o Café Evolutto
Saudade: Há cinco anos morria Xexa, goleiro baixinho que participou de um programa de Silvio Santos