Eberval

Ex-lateral do Vasco
por Diogo Miloni
 
Além do goleiro Andrada, outros jogadores do Vasco também entraram para a história do milésimo gol de Pelé no Maracanã: Eberval Vitorino da Silva, o ex-lateral-esquerdo Eberval,  foi titular na partida e viu de perto a penalidade cometida pelo zagueiro Fernando, que originou o tento do camisa 10 santista.
 
Em 2012, o mineiro seguia no comando do Bar do Eberval, localizado em Nova Lima, sua cidade natal, e treinava as categorias de base do Vila Nova.
 
Nascido em 4 de janeiro de 1944, teve boa passagem pelo Vila Nova no início de sua carreira, entre 1965 e 1968, e logo depois foi contratado pelo Vasco. No Rio de Janeiro, obteve sucesso na ala direita do Gigante da Colina, sendo convocado para as seleções carioca e nacional.
 
À época, seu nome era cotado para a lista da Copa do Mundo de 1970, mas a mídia paulista alvejou com críticas sua provável convocação. Pouco tempo depois, acertou sua ida para o Corinthians, onde enfrentou a concorrência de Wladmir, que nunca se machucava e era raramente expulso.
 
Eberval ainda defendeu Santa Cruz e América-MG antes de retornar ao Vila Nova, seu primeiro clube. Em 1974, viveu uma história curiosa: já experiente, o lateral foi designado a assumir o cargo de treinador interino na vitória sobre o América, por 4 a 0. Belo trabalho do "professor?.
 
Foto: Reprodução/novalima.com
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES