Diego Simeone

Ex-volante argentino
por Diogo Miloni
 
Um dos grandes volantes que a Argentina já produziu, Diego Pablo Simeone, ou apenas Diego Simeone, teve grandes passagens pelo futebol europeu e pela seleção nacional. Em 2012, seguia no comando técnico do Atlético de Madrid, da Espanha.

Natural de Buenos Aires, Diego nasceu em 28 de abril de 1970 e começou sua carreira nas categorias de base do Vélez Sarsfield.  Aos 17 anos, o ainda jovem meio-campista foi integrado ao time principal do clube, onde ficaria por mais dois anos. Em 1989, Simeone foi vendido ao Pisa, da Itália, e três anos depois, já valorizado, acertou sua transferência para o futebol espanhol, sendo contratado pelo Sevilla.

Em 1994, dois acontecimentos marcaram a carreira de Diego Simeone: a mudança para o Atlético de Madrid e sua primeira Copa do Mundo. Foi campeão nacional pelos colchoneros e faturou a Copa do Rei, ambos em 1995, sua melhor temporada na equipe.

O sucesso do volante no futebol espanhol despertou o interesse da Internazionale de Milão, que acertou sua contratação em 1997. No ano seguinte, já titular consolidado da Seleção Argentina, o marcador foi convocado para sua segunda Copa do Mundo e participou de um lance emblemático: na disputa entre Argentina e Inglaterra, que vai muito além do futebol, Simeone fez falta dura em David Beckham, que ainda no chão decidiu revidar com uma espécie de rasteira. Como resultado, o astro inglês acabou sendo expulso e seu algoz só levou cartão amarelo.

Curiosamente, em 2002, os dois protagonistas voltaram a se encontrar no Mundial da Coréia e do Japão, mas desta vez Beckham levou a melhor: fez o gol da vitória e exorcizou os fantasmas de quatro anos atrás. Em clubes, Diego Simeone ainda passou pela Lazio e retornou ao Atlético de Madrid antes de acertar sua ida para o Racing, onde encerrou sua carreira em 2006.
Como treinador, Simeone começou sua carreira no próprio Racing, passando também por Estudiantes, River Plate, San Lorenzo e Catania-ITA, até chegar ao Atlético de Madrid, em 2012, onde já conquistou a Copa da Uefa e a Supercopa da Uefa.
 
Foto: UOL
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    61
  • 2 Pal
    53
  • 3 San
    48
  • 4 Cor
    44
  • 5 São
    43
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES