por Diogo Miloni
Símbolo de raça e entrega à camisa da Seleção Uruguaia, Diego Alfredo Lugano Moreno, ou apenas Lugano, é um ícone do sistema defensivo da Celeste Olímpica. Em janeiro de 2016, Lugano foi contratado novamente pelo São Paulo. O zagueiro chegou ao clube após a torcida gritar seu nome em diversas ocasiões do ano anterior. Em 2018, pendurou as chuteiras e se tornou superintendente relações institucionais do clube do Morumbi, cargo que ocupou até o início de janeiro de 2021, quando foi desligado do cargo.
Em 1º de março de 2021 foi anunciado como contratado do Grupo Disney, para trabalhar nos canais ESPN e Fox Sports.
Natural de Canelones, zona metropolitana da capital Montevidéu, Diego nasceu em 2 de novembro de 1980 e começou sua carreira profissional na tradicional equipe do Nacional, aos 19 anos.
Após duas temporadas sem grande sucesso, foi negociado com o modesto Plaza Colonia, onde encontrou mais regularidade e assumiu a função de zagueiro titular. Em 2003, o São Paulo descobriu no beque sul-americano uma promessa e foi atrás dos direitos do atleta para reforçar o elenco.
Diego Lugano fez história no Morumbi, mas o começo não foi glorioso: o então treinador Oswaldo de Oliveira não aprovou a contratação do uruguaio e pouco aproveitou o defensor enquanto esteve à frente do Tricolor. Porém, com a saída do técnico ainda em 2003, Lugano começou a ganhar oportunidades e firmou-se como titular absoluto.
Se tecnicamente não era perfeito, o zagueiro compensava com muita entrega dentro de campo. Lugano ajudou o São Paulo na temporada perfeita de 2005, conquistando o Paulistão, a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes. Foi embora em 2006, durante a disputa do Campeonato Brasileiro que também seria vencido pelo clube do Morumbi.
Lugano ainda defendeu o Fenerbahçe por cinco temporadas, o Paris Saint-Germain por duas e o Mágala por um ano.
Em 2013, foi negociado com o West Bromwich, da Inglaterra.
Em março de 2015, Lugano acertou sua ida ao Häcken, clube da primeira divisão sueca. O uruguaio disputou apenas onze partidas pelo clube, já que seu contrato era válido somente por três meses.
No dia 13 de julho de 2015, o zagueiro foi anunciado pelo Cerro Porteño, do Paraguai.
Pela Seleção Uruguaia, o defensor conqusitou a Copa América de 2011 e participou da inesquecível campanha celeste na Copa do Mundo de 2010, quando o Uruguai levou o quarto lugar.
Sauber pode servir de exemplo para a Cadillac escolher seus pilotos
Bortoleto cumprimenta Hulkenberg em Silverstone. Foto: Stake F1 Team KICK SauberAchados & Perdidos: Há 11 anos, Brasil 1 x 7 Alemanha
Em pleno Mineirão, o passeio dos alemães. Foto: ReproduçãoO dia em que Milton Neves recebeu equipe do UOL para contar muitos de seus 'causos'
Olhos no retrovisor: Seis pilotos que venceram muitas corridas na Fórmula 1 mas não foram campeões
Maurílio, ex-Palmeiras, hoje treinador, é o convidado da live de Marcos Falopa nesta terça-feira
Achados & Perdidos: Há sete anos, nas penalidades, a Espanha era eliminada da Copa do Mundo pela anfitriã Rússia
Achados & Perdidos: Há 16 anos o Corinthians conquistava seu terceiro e último título na Copa do Brasil
Achados & Perdidos: Relembre de Marlene Matheus, que morreu há seis anos, ao lado de Vicente no 'Cara a Cara'
Estevão: um olhar britânico. Por Ricardo Setyon
Parabéns, goleador! Veja gols do aniversariante Cláudio Adão, que completa 70 anos
Olhos no retrovisor: Relembre as 11 dobradinhas de pilotos brasileiros na Fórmula 1
Achados & Perdidos: António Oliveira deixava o comando técnico do Corinthians há um ano