por Diogo Miloni
Símbolo de raça e entrega à camisa da Seleção Uruguaia, Diego Alfredo Lugano Moreno, ou apenas Lugano, é um ícone do sistema defensivo da Celeste Olímpica. Em janeiro de 2016, Lugano foi contratado novamente pelo São Paulo. O zagueiro chegou ao clube após a torcida gritar seu nome em diversas ocasiões do ano anterior. Em 2018, pendurou as chuteiras e se tornou superintendente relações institucionais do clube do Morumbi, cargo que ocupou até o início de janeiro de 2021, quando foi desligado do cargo.
Em 1º de março de 2021 foi anunciado como contratado do Grupo Disney, para trabalhar nos canais ESPN e Fox Sports.
Natural de Canelones, zona metropolitana da capital Montevidéu, Diego nasceu em 2 de novembro de 1980 e começou sua carreira profissional na tradicional equipe do Nacional, aos 19 anos.
Após duas temporadas sem grande sucesso, foi negociado com o modesto Plaza Colonia, onde encontrou mais regularidade e assumiu a função de zagueiro titular. Em 2003, o São Paulo descobriu no beque sul-americano uma promessa e foi atrás dos direitos do atleta para reforçar o elenco.
Diego Lugano fez história no Morumbi, mas o começo não foi glorioso: o então treinador Oswaldo de Oliveira não aprovou a contratação do uruguaio e pouco aproveitou o defensor enquanto esteve à frente do Tricolor. Porém, com a saída do técnico ainda em 2003, Lugano começou a ganhar oportunidades e firmou-se como titular absoluto.
Se tecnicamente não era perfeito, o zagueiro compensava com muita entrega dentro de campo. Lugano ajudou o São Paulo na temporada perfeita de 2005, conquistando o Paulistão, a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes. Foi embora em 2006, durante a disputa do Campeonato Brasileiro que também seria vencido pelo clube do Morumbi.
Lugano ainda defendeu o Fenerbahçe por cinco temporadas, o Paris Saint-Germain por duas e o Mágala por um ano.
Em 2013, foi negociado com o West Bromwich, da Inglaterra.
Em março de 2015, Lugano acertou sua ida ao Häcken, clube da primeira divisão sueca. O uruguaio disputou apenas onze partidas pelo clube, já que seu contrato era válido somente por três meses.
No dia 13 de julho de 2015, o zagueiro foi anunciado pelo Cerro Porteño, do Paraguai.
Pela Seleção Uruguaia, o defensor conqusitou a Copa América de 2011 e participou da inesquecível campanha celeste na Copa do Mundo de 2010, quando o Uruguai levou o quarto lugar.
Temporada de 2026 da F1 tem uma equipe favorita à 'lanterna'
Audi faz aposta arriscada com motor e câmbio próprios. Foto: Audi F1 Racing TeamA decisão da Libertadores será o tema da live de Marcos Falopa com o Prof. Carlos Cesar
Flamengo superou o Palmeiras no último sábado em Lima (Peru)Saudade: Há cinco anos morria Diego Armando Maradona
Achados & Perdidos: O primeiro gol de Roberto Dinamite pelo Vasco da Gama, há 54 anos
Milton Neves, ao lado de Boni em 2016, foi homenageado no 7º Fórum de Marketing Empresarial
Consulado Mineiro lança os pacotes de confraternização 'Trem Bão' e 'Bão Demais'
Podendo garantir o título do Brasileiro por antecipação, Flamengo encara o combalido Galo no Mineirão; os times
Em vídeo, 'Antes & Depois' de centroavantes que brilharam pelo São Paulo Futebol Clube
Parabéns, Bobô, 63 anos. O craque que ganhou homenagem em música de Caetano Veloso
Há quatro anos morria Sylvio Ruiz, repórter que marcou época na cobertura do Santos
É improvável, mas o Inter poderá ser rebaixado até mesmo com 46 pontos… Por Airton Gontow
Cristiano Ronaldo, Trump e a FIFA... de jatinho privado das Arábias. Por Ricardo Setyon