Cláudio Mineiro

Ex-lateral do Corinthians e Internacional
por Milton Neves e Rogério Micheletti
 
Cláudio Antônio do Nascimento, o Cláudio Mineiro, ex-lateral do Corinthians, Flamengo e Inter de Porto Alegre, nasceu em Belo Horizonte (MG), no dia 18 de julho de 1952. Cláudio Mineiro reside em Corumbá (MS), onde é técnico de futebol. Ele, que já comandou o Pantanal Futebol Clube, e o Corumbaense FC, o famoso Galo da Avenida.
 
Em maio de 2011 foi anunciado como treinador do Mundo Novo, equipe da 1ª Divisão do Campeonato Sul-Mato-Grossense.
 
Lá, na bela cidade que quase faz fronteira com a Bolívia, o querido Cláudio Mineiro também é empresário do ramo de entretenimento, diversão, bar e restaurante. Sua casa noturna tem a mais bonita frequência feminina do Mato Grosso do Sul.

Cláudio Mineiro começou no América Mineiro e atuava tanto na lateral-esquerda, como na direita. Depois atuou pelo Atlético-MG e Sport Recife, e em seguida pelo Corinthians, onde ez parte do elenco corintiano campeão paulista em 1977 (era reserva de Wladimir e Zé Maria). Era dono de um chute forte. Tornou-se um bom cobrador de faltas e até foi, em certa época, cobrador de pênaltis na equipe corintiana.

Jogou no Timão de 1977 a 79, onde atuou em 112 partidas (61 vitórias, 27 empates, 24 derrotas) e marcou 10 gols (números do "Almanaque do Corinthians", de Celso Unzelte).
 
Defendeu o Inter. Lá, no Beira Rio, também foi uma boa opção para as laterais. Fez parte do time colorado campeão brasileiro invicto, em 1979. A equipe do Inter era comandada por Ênio Andrade e ainda tinha o craque Paulo Roberto Falcão em seu meio de campo.
 
Retornou ao futebol pernambucano, pelo Náutico, onde foi bicampeão estadual, encerrando sua carreira pelo mesmo Timbu.

Como surgiu Cláudio Mineiro

Ele era apenas Cláudio. Mas como o Corinthians já tinha Cláudio Marques, o ex-jogador do América-MG tornou-se no Corinthians Cláudio Mineiro, pelo qual foi sempre chamado desde então.
 
ABAIXO, NO "PROGRAMA DO INTER", DA RÁDIO COLORADO, ENTREVISTA DE CLÁUDIO MINEIRO, EM 17 DE JULHO DE 2020, FALANDO SOBRE  CAMPANHA DO COLORADO NA CONQUISTA DO CAMPEONTO BRASILEIRO DE 1979, DE FORMA INVICTA:

 

No dia 10 de julho de 2022, Cláudio Antônio do Nascimento, o Cláudio Mineiro (ex-lateral do Corinthians, Flamengo e Inter), participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes.

ver mais notícias

Pelo Corinthians:

Atuou em 112 partidas, sendo 61 vitórias, 27 empates e 24 derrotas. Marcou 10 gols.
Fonte: Almanaque do Corinthians, de Celso Unzelte.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES