Chico Vieira

Ex-operador de som de rádio
Francisco Vieira, cearense de Fortaleza, foi um dos mais importantes chefes de técnica interna do rádio brasileiro. Infelizmente, o bom Chico morreu em São Paulo no dia 12 de abril de 2000 quando chefiava a técnica das rádios Globo e CBN.
Foi levado por Osmar Santos para o Sistema Globo de Rádio ? ainda nos tempos das Rádios Nacional e Excelsior -, no final dos anos 70, Chico Vieira deixou a Rádio Jovem Pan AM onde trabalhou e inovou por anos e anos. Ele era grande criador de vinhetas, apitos especiais e de "sons psicodélicos? que alavancaram as carreiras de Joseval Peixoto e Osmar Santos, narradores que levaram brilho e bom humor às transmissões "muito sérias?, à época.
Chico Vieira foi quem indicou José Silvério a Osmar Santos, chefe de esportes da Jovem Pan, nos meados dos anos 70. Silvério fazia, do Rio, os jogos da Loteria Esportiva pela saudosa Equipe 1040 da Rádio Tupi-AM, de São Paulo.
Eclético, Chico hoje mora no céu ao lado de Wagner Vitório Breanza, Paulo Barreiros Freire, Nenê Garib, Moacyr Bombig, Natal Baldini e de tantos outros grandes operadores de áudio do rádio brasileiro. E, aqui entre nós, são "filhos? de Chico Vieira os profissionais do quilate de Alberto "Mamão? Pastre, Oswaldo Silva, Antonio Piqueira, Nelsinho Nogueira, Benê de Oliveira, José Carlos Zavanella e o conhecido "Fafau?, dentre tanta gente boa.
E viva o operador de Rádio! Sem ele, locutores, comentaristas, repórteres e o rádio ficam mudos!
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES