Celestino Valenzuela

Ex-narrador esportivo

por Marcos Júnior Micheletti

Celestino Valenzuela, um dos maiores nomes da narração esportiva do Brasil, morreu aos 92 anos, na noite de 15 de outubro de 2020, após longo período de internação, depois de sofrer um infarto, que aconteceu no dia de seu aniversário, em 9 e junho passado. Ele estaa internado no Hospital São Francisco, da Santa Casa de Porto Alegre.

Celestino Valenzuela estava aposentado e tinha como hobby a pescaria.

Ele nasceu na cidade gaúcha de Alegrete, no dia 9 de junho de 1928 e morava em Porto Alegre.

Valenzuela trabalhou nas rádios Itaí, Farroupilha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Gaúcha e na RBS TV, onde apresentou o RBS Esporte.

Seu bordão "Que Lance!", ficou sendo sua marca registrada, sempre que uma jogada de destaque acontecia, como ele fez na narração da final do Campeonato Brasileiro de 1976, no dia 12 de dezembro, ocasião em que o Internacional conquistou o bicampeonato vencendo o Corinthians por 2 a 0 no Beira-Rio, gols de Dario e Valdomiro.

O bordão "Que Lance!", nunca era falado por Valenzuela para gols. Quando um gol acontecia o bordão era outro: "Balançou a rede!".

Em 26 de setembro de 2014 as jornalistas Rafaela Meditsch e Eduarda Streb, lançaram o livro "Que Lance!", obra que reúne muitas histórias da carreira de  Celestino Valenzuela, que esteve presente ao evento, no Barrashopping, em Porto Alegre.

Abaixo, em entrevista ao Projeto Vozes do Rádio, para alunos da PUC-RS em 2010, Celestino Valenzuela explica a origem do bordão famoso que ele criou, o "Que Lance!".

Abaixo, reportagem especial da RBS TV gravada em 2008 com Celestino Valenzuela, em Porto Alegre.

Abaixo, Celestino Valenzuela na apresentação do RBS Esporte, em 01/02/1989

Abaixo, os dois gols do Inter contra o Corinthians na final do Campeonato Brasileiro de 1976. No segundo gol do Colorado, Celestino Valenzuela fala seu famoso bordão "Que Lance!". Na transmissão, também participam Cláudio Brito e Ibsen Pinheiro.

ABAIXO, COM IMAGENS DO "CANAL 100", NARRAÇÃO DE CELESTINO VALENZUELA PARA A FINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1975, INTERNACIONAL 1 X 0 CRUZEIRO, GOL DE FIGUEROA, O "GOL ILUMINADO", NO BEIRA-RIO.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES