Nascido em Natal em 1899, João Fernandes Campos Café Filho, ou simplesmente Café Filho, foi presidente do Brasil entre 24 de agosto de 1954 e 11 de novembro de 1955. No entanto, bem antes de se tornar político, foi goleiro do Alecrim, de Natal. Por sinal, ajudou a fundar o clube verde e branco da capital potiguar em 15 de agosto de 1915, no bairro Alecrim, famoso por seu comércio popular.
Arqueiro razoável, Café Filho defendeu as cores do clube de coração entre 1918 e 1919. Foi também goleiro do Ateneu. Historiadores do futebol potiguar contam que em uma partida contra o América, vestindo a camisa do Ateneu, foi substituído após o sexto gol do rival. O placar final apontou 22 a 0 para o Mecão.
Café Filho era vice-presidente de Getúlio Vargas. Assumiu a presidência da República após o suicídio deste último, em 1954. Em 1970, faleceu no Rio de Janeiro.
Por Marcelo Rozenberg
Saudade: Marcelo Rezende completaria 74 anos hoje
Jornalista nos deixou em 2017. Foto: Reprodução/InstagramO dia em que Milton Neves tornou-se Cidadão Matogrossense
No Centro de Convenções de Cuiabá, em 2011Parabéns, Neto! Relembre cinco lindos gols do aniversariante que completa 59 anos!
Brasil encerra sua participação nas Eliminatórias contra a Bolívia, na altitude de El Alto; os times
Corinthians recebe o Furacão precisando de um empate para avançar à semifinal da Copa do Brasil; os times
Em vídeo, 'Antes & Depois' de jogadores revelados pelo São Paulo Futebol Clube
Parabéns, Gustavo Kuerten! Um vídeo com melhores momentos do seu primeiro título em Roland Garros
O jornalista Luís Carlos Quartarollo é o convidado de Marcos Falopa na live de hoje
Campeonato Brasileiro de Kart abre inscrições e divulga regulamento da 60ª edição
Saudade: Beckenbauer, campeão como jogador e treinador da Alemanha, completaria 80 anos
O dia em que Milton Neves visitou a cidade gaúcha de Erechim
Saudade: Fontana, titular em um jogo na Copa de 70, morria há 45 anos