Cacalo

Ex-goleiro do Guaratinguetá

por Marcos Júnior Micheletti/colaborou: Bruno Motta (filho de Cacalo)

João Carlos Fonseca de Paula Santos, mais conhecido como “Cacalo” é paulista da cidade de Guaratinguetá, interior de São Paulo, onde atualmente reside e atualmente é treinador de goleiros, após ter sido profissional da meta da Associação Esportiva de Guaratinguetá.

Nasido ém 28 de maio de 1962, é um dos quatro filhos do casal José Roberto de Paula Santos (fazendeiro agropecuário que morreu em 2014, aos 87 anos e Olívia Fonseca de Paula Santos (fiscal do INSS aposentada.

Cacalo é o caçula dos quatro. Seus irmâos: José Roberto, Luis Antônio e Maria Olívia.

Na infância, começou seu amor pela bola frequentando várias “peladas” em um clube de lazer da cidade chamado Itaguará Country Club e também no quintal de sua casa, no centro da cidade, com a molecada de sua rua.

Formado em Educação Física pela ESEFIC de Cruzeiro, Em 1982. Associado ao Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo. Também é formado pela CBF/Academy como treinador de goleiros, categoria sub 20.

Atuou profissionalmente como goleiro na Associação Esportiva de Guaratinguetá entre 1978 e 1992.

TREINADOR DE GOLEIROS

Como treinador de goleiros começou no juniores da Esportiva de Guaratinguetá em 1997, sendo campeão paulista sub-20 em 1997.

Em 1° de outubro de 1998, junto de outros dois amigos (Marinho e João Pita), fundou o Guaratinguetá Esporte Clube, sendo eleito o primeiro presidente do clube. No ano seguinte passou passou a presidência do clube a Marinho, retomando suas atividades como treinador de goleiros da agremiação.

Teve uma passagem pelo Figueirense-SC em 2001, onde treinou os goleiros da equipe catarinense, para retornar a Guaratinguetá no ano seguinte, permanecendo no clube até 2004, ano em que foi para a Coréia do Sul para treinar os goleiros do Lg Anyang, qie depois passou a se chamar F.C. Seoul.

Retornou para Guaratinguetá em 2005, permanecendo até a metade de 2018, para depois atuar como treinador de goleiros do Rio ranco de Andradas, até o final do mesmo ano.

MAIS DETALHES DE SUA CARREIRA

De 2006 a 2013 ficou no Guaratinguetá Futebol Limitada, sendo que em 2007 foi campeão paulista do interior.

Participou dos seis acessos do clube, sendo a única pessoa a participar dos seis acessos e do título do interior.

Em 2017 foi treinador de goleiros do São José dos Campos, série A3 do Campeonato Paulista.

Em 2018 foi treinador de goleiros do Esporte Clube Santo André, série A1 do Campeonato Paulista.

BATALHA VENCIDA

Na metade de 2018 foi acometido por um câncer maligno na epiglote. Iniciou, então, uma jornada até abril de 2019, e ficou totalmente curado.

JUSTA HOMENAGEM

Em 1° de maio de 2019 recebeu da Câmara Municipal de Guaratinguetá a homenagem dedicada ao dia do trabalhador. Cacalo é uma pessoa muito conhecida aqui na cidade, sendo um símbolo do futebol na cidade por ter gerado muito orgulho na cidade pelas conquistas com o Guaratinguetá Futebol Limitado.

FAMÍLIA

Cacalo casou-se em 1987 com Josete Barreira Motta e se divorciou em 2013.

O casal teve três filhos: Luis Henrique (nascido em 1985), médico, reside no Rio de Janeiro; Bruno Motta (nascido em 1995), fotógrafo e graduando direito e Marina (nascida em 1997), graduando direito.

Atualmente trabalha na escolinha de futebol “Boa-Bola Chemarauto”, em Guaratinguetá e está aberto a propostas de clubes para prosseguir sua carreira, com todo o talento que possui.

Para entrar em contato com Cacalo: (12) 98242-7787

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

Mais lidas

  • Sem notícias nesta categoria
  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    39
  • 2 San
    37
  • 3 Pal
    36
  • 4 Cor
    32
  • 5 São
    31
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES