Pessoa simples e tímida, Antonio Ferreira, o Bugre, vive hoje aposentado em Votuporanga-SP. Foi volante do Jabaquara Atlético Clube de Santos e também do Associação Atlética Votuporanguense nas décadas de 50 e 60.
Defendeu o Jabaquara (antes chamado de Hespanha) quando o clube ainda disputava a Primeira Divisão do estadual. Naqueles tempos, havia grande rivalidade contra o Santos Futebol Clube. No dérbi local, Bugre mantinha acirrada rixa com o então volante Zito. Os dois quase chegaram às vias-de-fato numa ocasião, porque Bugre teria cuspido na cara do santista.
Ao sair da Baixada, Bugre foi para o Votuporanguense, onde encerrou a carreira em 1965.
Por Raphael Cavaco
Abaixo, veja e-mail enviado no dia 1º de setembro de 2008 pelo historiador do futebol santista, Carlos Pietro, o Gigi, sobre a épica virada do Jabaquara de Bugre sobre o imbatível Santos de Pelé e Pepe:
"1957: A histórica vitória sobre o Santos Futebol Clube
A quarta-feira chuvosa do dia 31 de julho de 1957 entrou para a história do clube. O Jabuca, como time convidado para a Vila Belmiro, derrotou o Santos, bicampeão paulista, de virada. A partida, noticiada pela imprensa como "Terremoto na Vila", desnorteou os santistas e levou ao delírio os jabaquarenses. O time do Santos, formado por Pelé, Pepe, Tite, Álvaro, Pagão, Fioti, Urubatão, Zito, Laércio, Hélvio e Ivan, se perdeu diante do Jabuca, formado na base do improviso, com um zagueiro completamente desconhecido. Aos 22 minutos de partida, o Santos já tinha marcado três gols (dois de Pagão e um de Tite), contra um gol do Jabaquara (Melão). Mas o Peixe não joga bem e até o final do primeiro tempo o Jabuca empata com os gols de Bugre e Washington. O jogador Wilson Sório, o Melão, foi o grande herói do dia, ao voltar no segundo tempo, marcar dois gols e levar o Santos ao desespero. O estrago só não foi maior porque China, do Jabaquara, acabou por marcar um gol contra. Quando tudo terminou se esclareceu o mistério: o desconhecido zagueiro jabaquarense, Oswaldo Malcriado, era apenas o tesoureiro do clube, escalado pelo técnico Filpo Nuñes para completar o quadro de 11 jogadores. No time do Jabaquara estavam Fininho, Pavão, Getúlio, Dom Pedro, China, Osvaldo Malcriado, Ari, Hélio, Washington, Wilson Sório (Melão) e Bugre.
Final: Jabaquara 6 x 4 Santos
Fonte: www.escoladecidadao.com.br?
Achados & Perdidos: Raras e memoráveis imagens da goleada do Santos contra a Seleção da Polônia em 1960
O saudoso Pelé marcou dois gols. Foto: ReproduçãoAchados & Perdidos: A memorável entrevista de Maradona a Milton Neves; argentino completaria 65 anos hoje
Organização do GP São Paulo de F1 promove melhorias para evitar 'perrengues' enfrentados pelo público em 2024
Joseval Peixoto, icônico nome do rádio, vai lançar sua biografia em novembro
Achados & Perdidos: Em 2017 o 'Arraiá do Mirtão' marcou reencontro de amigos da Jovem Pan
Achados & Perdidos: Há 35 anos, pela Seleção Brasileira, Neto entrava no lugar de Pelé e marcava gol
Van Basten, 61 anos! Relembre o golaço do aniversariante holandês na final da Euro em 1988
Está lançada a campanha do livro 'Glória e Drama de um Guerreiro, a biografia de Toninho'. Por Odir Cunha
Parabéns, Eduardo Amorim e Celso Roth! Dois aniversariantes com títulos marcantes
Achados & Perdidos: A última vez que Pelé e Garrincha disputaram uma partida oficial
Saudade: Há um ano morria Fantick, ex-lateral da Portuguesa e do Botafogo-PB