por Rogério Micheletti
João Brigatti, ex-goleiro da Ponte Preta, nos anos 80, tem residência fixa em Campinas (SP) e tornou-se preparador de arqueiros e treinador. Ele despontou no futebol em 1983, após defender com sucesso a seleção juniores do Brasil.
Em 24 de julho de 2023 foi anunciado para trabalhar como diretor de futebol da Ponte Preta, no mesmo dia em que o clube campineiro divulgou a contratação de Pintado como treinador.
RETROSPECTO
No dia 20 de fevereiro de 2020 foi anunciado como treinador da Ponte Preta, em substituição a Gilson Kleina, durante a disputa do Campeonato Paulista, permanecendo no clube até 2 de outubro do mesmo ano, quando foi anunciada sua demissão.
Brigatti já havia comandado o time em 2018, quando iniciou na função de técnico. Em 2019 teve passagem pelo comando do Paysandu.
Disputou, à época, posição com o flamenguista Hugo. O time tinha ainda jogadores como Dunga, Bebeto, Mauricinho (ponta-direita que defendeu o Vasco), Paulinho Carioca (ponta-esquerda que jogou no Flu, Corinthians, Palmeiras e Fla) e Gilmar Popoca.
Apesar de ser apontado por muita gente como um sucessor de Waldir Peres e Carlos, dois grandes arqueiros revelados pela Macaca, Brigatti teve algumas dificuldades para se tornar titular do gol ponte-pretano.
Ele brigou pela posição muito tempo com Sérgio, que depois, já no final da década, foi defender o Santos Futebol Clube. Também enfrentou dificuldades no time da Macaca, rebaixado no Paulistão no final da década de 80.
Alguns companheiros de Brigatti, nos tempos de jogador da Ponte Preta, foram Régis (volante que também foi campeão juniores pela seleção brasileira em 1983), Dicá (já no fim de carreira), Édson Boaro, Carlos, Sérgio, Márcio Luiz, Alfinete, Monga, Jorge Mendonça, André Cruz, entre outros.
Ponte Preta divulga projeto para construção de arena: "uma nova era"
Ponte divulgou projeto de nova arena em CampinasCorinthians ou São Paulo, qual é o maior?
Cavalo e simbologia
Os cavalos sentem frio?
Vídeo: confira as imagens do embarque da seleção para a Copa de 1970
Tite evoca Zagallo por título da Copa América e reitera: 'fico até 2022'
Vídeo: Comentaristas do Terceiro Tempo debatem classificação do Brasil à decisão da Copa América
'Desempregado' e veterano, Dani Alves tem proposta de gigante europeu, mas sonha com Barça
Dunga revela porque não convocou Ronaldinho Gaúcho: ?Nunca teve uma atitude?
Tite ganha novo "auxiliar técnico" durante a Copa América
Cheia de defeitos, seleção chega à final da Copa América. Não é hora de parar com a depreciação?