por Marcos Júnior Micheletti
O humorista Batoré, o Ivanildo Gomes Nogueira, um dos bons talentos de sua geração, morreu aos 61 anos, em decorrência de câncer. O ator estava internado em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Piritibua, na zona norte da capital paulista.
Pernambucano do município de Serra Talhada, onde nasceu em 17 de abril de 1960, mudou-se ainda criança com sua família para São Paulo, e sonhava com a carreira futebolística, tendo passado pelas categorias de base de diversos clubes, entre eles o Santo André, o São Paulo, Saad e o Paulista de Jundiaí e sendo profissional do Ituano.
Uma séria lesão no tornozelo o impediu de seguir adiante no futebol, e quem acabou ganhando com isso foram os inúmeros fãs que arrebatou ao longo de sua carreira como humorista, iniciando sua trajetória a partir do "Show de Calouros" do Programa Silvio Santos, na década de 1980.
E foi na emissora de Silvio Santos, o SBT, que Batoré ficou nacionalmente conhecido, integrando o elenco da "Praça É Nossa" na década de 1990, com o personagem que o marcou para sempre, o Batoré, com seu bordão "você pensa que é bonito ser feio?".
Deixou o SBT após um período de 13 anos e foi eleito para dois mandatos de vereador no município paulista de Mauá, mas no segundo deles acabou sendo afastado pela Justiça Eleitoral por infidelidade partidária.
Sua volta à tevê aconteceu pela Rede Brasil, em um programa chamado "Batoré 100 Protocolos", em 2011, e cinco anos depois foi contratado pela Rede Globo para fazer o papel do delegado Queiroz na novela "Velho Chico", sendo bastante elogiado por sua atuação.
Findo seu vínculo com a Globo, Batoré relançou seu programa "Batoré 100 Protocolos", desta vez pela TVR (TV Regional de Sorocaba), em 2017, e em 2019 retornou ao elenco da "Praça É Nossa", do SBT.
Foi casado por 18 anos e teve dois filhos: Alexandra e Ivann.
Saudade: Há 11 anos morria Eduardo José Farah, ex-presidente da Federação Paulista de Futebol
Achados & Perdidos: Santos goleava o Vasco há 66 anos e conquistava seu primeiro Rio-São Paulo
Flertando com o Z-4, São Paulo encara o também ameaçado Grêmio neste sábado; os times
F1: Piastri vence duelo com Verstappen e garante a pole em Ímola; Tsunoda capota na Tamburello
Saudade: Há cinco anos morria Laudo Natel, dirigente histórico do São Paulo Futebol Clube
Aniversariantes neste domingo, Biro-Biro e Zé Maria foram autores de gols importantes pelo Corinthians
Saudade: Um dos melhores zagueiros de todos os tempos, Domingos da Guia nos deixava há 25 anos
F1: Verstappen dá o bote em Piastri na Tamburello e vence com categoria o GP da Emília-Romagna
Corinthians, que vem de 'perde e ganha' no Brasileiro, recebe o vice-lanterna Santos; as formações
Achados & Perdidos: Veja gols marcados pelo aniversariante Diego Forlán em sua passagem pelo Internacional