Barbieri

Ex-meia do Guarani, Corinthians e Inter
por Rogério Micheletti
 
Barbieri, o Luís Carlos Barbieri, ex-meia do Guarani e do Corinthians, nos anos 80, hoje é técnico de futebol profissional.
 
No dia 8 de maio de 2006, ele foi apresentado como novo treinador da Portuguesa. Deixou o clube do Canindé em agosto e no mesmo mês, dia 21, foi contratado pelo Guarani. Em 2007 foi para o Sertãozinho.
 
No mesmo ano, em dezembro, recusou convite para dirigir o Coritiba. Em 2008 comandou o Fortaleza na Série B, mas diante dos resultados ruins deixou o cargo.
 
Dirigiu ainda o Criciúma Esporte Clube de Santa Catarina e o Paraná Clube. Foi campeão estadual pelos dois. Barbieri também chegou a ser dirigente no departamento de futebol profissional do Guarani, antes de começar a carreira de treinador.
 
Em setembro de 2005 foi contratado pelo Paraná Clube para substituir Lori Sandri.
 
No Criciúma, ele conquistou o título de campeão catarinense de 2005, mas deixou o clube no dia 28 de abril desse mesmo ano. No ano seguinte, comandou o Tricolor paranaense na vitoriosa campanha do estadual.
 
Tempos de jogador

Jogador de ótimo toque de bola, Barbieri sofreu com as graves contusões, principalmente no joelho. "Sofri uma contusão muito parecida com aquela do Ronaldinho Fenômeno, quando ele jogava pela Inter de Milão. Foi muito rara, assim como a dele", disse o ex-meia, hoje técnico e que tem residência fixa na cidade de Campinas (SP). Barbieri foi titular do Guarani FC, vice-campeão do campeonato brasileiro de 1986.
 
Em 1989, foi negociado com o Corinthians, ao lado do lateral-direito Giba, hoje também técnico. E foi nesse mesmo ano, mais precisamente no dia 19 de novembro, que Barbieri marcou seu único com a camisa alvinegra.
No empate em 1 a 1 contra o Fluminense, o gol do Corinthians foi marcado pelo ex-meia, aos 39 minutos do segundo tempo. Até então, o Flu vencia o jogo com um gol de João Santos.
 
Um de seus filhos, Rodrigo Melo Barbieri, é seu assessor de imprensa especial.
ver mais notícias
PELO CORINTHIANS
 
Ele ficou no Parque São Jorge por apenas um ano, atuando em 24 partidas (12 vitórias, 6 empates e 6 derrotas) e marcou um gol. 

Fonte consultada para números de Barbieri no Corinthians: "Almanaque do Corinthians", de Celso Dario Unzelte.
 
OUTROS CLUBES
 
Jogou também no Internacional de Porto Alegre, Criciúma-SC, Joinville-SC, Cruzeiro de Belo Horizonte-MG, Ituano e Araçatuba.

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    58
  • 2 Pal
    50
  • 3 San
    48
  • 4 Cor
    43
  • 5 São
    43
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES