Fundada em 1914 pelo padre Katon, professor do Ginásio São Bento, ao lado da Igreja de São Bento, em São Paulo, a Associação Atlética São Bento foi uma equipe tradicional do futebol paulista no início do século XX. Seus jogadores atuavam com camisas brancas com listras azuis, calções e meias brancas. Conquistou os títulos estaduais em 1914 e 1925. Em 1935, sucumbiu ao profissionalismo e abandonou suas atividades.
Um dos principais jogadores do clube foi Feitiço, que após deixar o time da capital brilhou com a camisa do Santos. Foi artilheiro do Campeonato Paulista vestindo o manto beneditino em 1923 (18 gols), 1924 (14 gols) e 1925 (10 gols).
O São Bento também tem participação importante na história do Flamengo. Em 04 de junho de 1916, enfrentou o clube carioca na inauguração do antigo estádio deste no Rio de Janeiro, na rua Paysandu. Neste dia, por sinal, o Mengão passou a usar a camisa com doze listras largas em vermelho e preto, modelo que se mantém até hoje apesar das variações. No final, o São Bento perdeu a partida amistosa por 3 a 1. Coube a Burgos marcar o gol de honra do time paulista.
Por Marcelo Rozenberg
Líbero que atuou exclusivamente no Milan e Seleção Italiana, Baresi completa 65 anos
Ele disputou 720 partidas pela equipe milanesa. Foto: arquivo pessoal de BaresiOlhos no retrovisor: Gilles Villeneuve, o acidente fatal há 43 anos
Piloto era a aposta do time italiano para conquistar vários títulos. Foto: DivulgaçãoFausto Silva, 75 anos! Relembre dele como repórter na cobertura do título do Corinthians em 77
Parabéns, Dodô! Veja um golaço do aniversariante que está completando 51 anos!
São Paulo recebe o Fortaleza na abertura da sétima rodada do Brasileiro; as formações
Achados & Perdidos: Os quatro gols de Luque na Copa do Mundo de 1978
Saudade: Ídolo do Náutico, Nado nos deixava há 12 anos
O dia em que Milton Neves conheceu a 'maternidade' do vinho Pêra-Manca
F1: Piastri lidera único treino livre em Miami. Agora papai, Verstappen é o 3º
Contra o Inter, Corinthians busca segunda vitória sob o comando de Dorival Júnior; as equipes
F1: Antonelli surpreende em Miami e parte do primeiro lugar na Sprint
F1: Norris leva a melhor com bandeira amarela no final e vence a Sprint em Miami