Fundada em 1914 pelo padre Katon, professor do Ginásio São Bento, ao lado da Igreja de São Bento, em São Paulo, a Associação Atlética São Bento foi uma equipe tradicional do futebol paulista no início do século XX. Seus jogadores atuavam com camisas brancas com listras azuis, calções e meias brancas. Conquistou os títulos estaduais em 1914 e 1925. Em 1935, sucumbiu ao profissionalismo e abandonou suas atividades.
Um dos principais jogadores do clube foi Feitiço, que após deixar o time da capital brilhou com a camisa do Santos. Foi artilheiro do Campeonato Paulista vestindo o manto beneditino em 1923 (18 gols), 1924 (14 gols) e 1925 (10 gols).
O São Bento também tem participação importante na história do Flamengo. Em 04 de junho de 1916, enfrentou o clube carioca na inauguração do antigo estádio deste no Rio de Janeiro, na rua Paysandu. Neste dia, por sinal, o Mengão passou a usar a camisa com doze listras largas em vermelho e preto, modelo que se mantém até hoje apesar das variações. No final, o São Bento perdeu a partida amistosa por 3 a 1. Coube a Burgos marcar o gol de honra do time paulista.
Por Marcelo Rozenberg
F1: Norris lidera o único treino livre para a etapa de Austin; Hulkenberg surpreende em 2º
Britânico colocou a McLaren no topo da tabela no Texas. Foto: McLarenF1O dia em que Barbosa reviveu 1950 diante de Jô Soares e do Brasil inteiro
Quase 50 anos depois, Barbosa reviveu a ferida com dignidade10º Encontro Nacional de Jornalistas do Sicredi reforça a relevância do cooperativismo
Palmeiras recebe o Juventude em jogo atrasado da 12ª rodada do Brasileiro; as formações
Parabéns, Galatasaray! Veja como foram as passagens de alguns brasileiros pelo clube turco
Saudade: Ídolo de Endrick, Bobby Charlton faria 88 anos
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Recifense
Vila Belmiro, 109 anos! Fotos históricas do estádio do Santos Futebol Clube
Seleção goleia e ganha elogios exagerados. Por Wladimir Miranda
Parabéns, Bafo! Comercial comemora 114 anos!
Saudade: Maria Esther Bueno completaria 86 anos neste sábado
Em vídeo, 'Antes & Depois' do Corinthians campeão paulista de 1977