No dia 15 de setembro de 1927, no bairro da Barra Funda, zona oeste de São Paulo, nasceu Annibal Ferreira da Fonseca, um dos grandes repórteres da história da imprensa esportiva brasileira. Ele morreu em 31 de julho de 2021, aos 93 anos. Estava aposentado e residia na cidade de Bragança Paulista (SP).
Em 6 de dezembro de 2019 foi homenageado no Troféu Aceesp pelos 50 anos de trabalho no jornalismo esportivo. Clique aqui e veja a cobertura completa do evento, com texto e fotos de Marcos Júnior Micheletti, do Portal Terceiro Tempo.
Anníbal, influenciado pelos pais Joaquim F. da Fonseca e Maria da Fonseca, chegou a formar-se em contabilidade e estudou também Direito antes de ingressar no jornalismo.
No começo dos anos 50 ele recebeu um convite do Dr. Paulo Machado de Carvalho, então proprietário da TV Record, para trabalhar na equipe esportiva. Nesse mesmo tempo, Annibal também trabalhava na Rádio Panamericana como repórter de campo. Nesse período, ele foi crescendo na profissão e também chegou a ser um dos maiores narradores esportivos da época.
Em 1950, Annibal casou com Eliza, sua grande companheira até hoje, e no ano seguinte teve seu primeiro filho: William (hoje Engenheiro Eletricista). Três anos depois, Annibal teve mais um filho: Wagner (atualmente Engenheiro em Telecomunicações).
No final da década, ele assumiu o posto de um dos principais narradores da Rádio Panamericana, sendo o único a transmitir ao vivo o título mundial conquistado por Éder Jofre, nos Estados Unidos, em 1960.
Nos anos 70, ele foi convidado a ser o narrador oficial do "Desafio ao Galo?, da TV Record. Nessa mesmo época, segundo ele mesmo diz, conheceu o grande professor da sua vida: Darcy Wack, que o convida para ser o diretor da Mecânica Thiene, em Bragança Paulista, cidade para onde ele se mudou e criou uma enorme simpatia.
O narrador também foi presidente do Rotary Club de Bragança Paulista (foi eleito o 50º presidente justamente no mesmo ano em que completou 50 anos de casado com Eliza). Um dos netos de Annibal, Daniel, mesmo contra a vontade do avô, seguiu a carreira de jornalista também.
Fonte: Daniel Fonseca
O País da Jogatina. Por Odir Cunha
A nova febre nacional: perder dinheiro sem sair de casaOlhos no retrovisor: O outro Hamilton da F1 disputou apenas cinco GPs mas venceu prova lendária do automobilismo
Achados & Perdidos: Relembre de Schiaffino, um dos carrascos do Brasil na Copa de 50, que morria há 23 anos
Achados & Perdidos: 'Rei de Roma', Falcão recebia homenagem em Mônaco há seis anos
Saudade: Há três anos morria Fazendeiro, ex-atacante do Uberlândia
Olhos no retrovisor: Bruno Senna, há seis anos, 'apresentava' McLaren campeã de 1988 a Interlagos
Achados & Perdidos: Há oito anos, com vitória sobre o Fluminense, Corinthians era heptacampeão brasileiro
Em alusão aos 130 anos do Flamengo, piloto da Stock competirá com carro homenageando o Rubro-Negro
Luizão, 50 anos! Veja todos os gols do aniversariante pelo Corinthians
Parabéns, Flamengo! O Rubro-Negro completa 130 anos!
Saudade: Há 13 anos morria Alex Alves, ex-atacante do Vitória e Cruzeiro