Annibal Fonseca

Ex-repórter-volante da Jovem Pan

No dia 15 de setembro de 1927, no bairro da Barra Funda, zona oeste de São Paulo, nasceu Annibal Ferreira da Fonseca, um dos grandes repórteres da história da imprensa esportiva brasileira. Aposentado, reside na cidade de Bragança Paulista (SP).

Em 6 de dezembro de 2019 foi homenageado no Troféu Aceesp pelos 50 anos de trabalho no jornalismo esportivo. Clique aqui e veja a cobertura completa do evento, com texto e fotos de Marcos Júnior Micheletti, do Portal Terceiro Tempo.

Anníbal, influenciado pelos pais Joaquim F. da Fonseca e Maria da Fonseca, chegou a formar-se em contabilidade e estudou também Direito antes de ingressar no jornalismo.

No começo dos anos 50 ele recebeu um convite do Dr. Paulo Machado de Carvalho, então proprietário da TV Record, para trabalhar na equipe esportiva. Nesse mesmo tempo, Annibal também trabalhava na Rádio Panamericana como repórter de campo. Nesse período, ele foi crescendo na profissão e também chegou a ser um dos maiores narradores esportivos da época.

Em 1950, Annibal casou com Eliza, sua grande companheira até hoje, e no ano seguinte teve seu primeiro filho: William (hoje Engenheiro Eletricista). Três anos depois, Annibal teve mais um filho: Wagner (atualmente Engenheiro em Telecomunicações).

No final da década, ele assumiu o posto de um dos principais narradores da Rádio Panamericana, sendo o único a transmitir ao vivo o título mundial conquistado por Éder Jofre, nos Estados Unidos, em 1960.

Nos anos 70, ele foi convidado a ser o narrador oficial do "Desafio ao Galo?, da TV Record. Nessa mesmo época, segundo ele mesmo diz, conheceu o grande professor da sua vida: Darcy Wack, que o convida para ser o diretor da Mecânica Thiene, em Bragança Paulista, cidade para onde ele se mudou e criou uma enorme simpatia.

O narrador também foi presidente do Rotary Club de Bragança Paulista (foi eleito o 50º presidente justamente no mesmo ano em que completou 50 anos de casado com Eliza). Um dos netos de Annibal, Daniel, mesmo contra a vontade do avô, seguiu a carreira de jornalista também.

Fonte: Daniel Fonseca

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    90
  • 2 San
    71
  • 3 Pal
    71
  • 4 Grê
    65
  • 5 Ath
    63
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES