Ana Paula Padrão

Jornalista
por Juliana Franceschi

Ana Paula de Vasconcelos Padrão Mundell nasceu em 25 de novembro de 1965 em Brasília, formou-se em jornalismo pela Universidade local. 

Atualmente, após rescindir amigavelmente seu contrato com a Record em março de 2013, dedica-se integralmente às empresas que lidera: a Touareg Conteúdo, e o Tempo de Mulher, uma empresa de comunicação com a mulher em diferentes plataformas.

Começou a carreira na TV Brasília, na época afiliada à Rede Manchete, em 1986. Trabalhou na Rede Globo de 1987 a 2005. Atuou como correspondente internacional em Londres e Nova York até 2000, cobrindo acontecimentos de grande repercussão mundial, inclusive a Guerra no Afeganistão.

Em 2000, a convite do falecido diretor responsável de jornalismo da Rede Globo, Evandro Carlos de Andrade voltou ao Brasil e assumiu o cargo de editora-executiva e apresentadora do Jornal da Globo, no qual permaneceu até maio de 2005, quando assinou contrato com o SBT para assumir o comando do telejornal SBT Brasil. Ainda na Rede Globo, apresentou eventualmente o Jornal Nacional de 1998 a 2005, fazendo dupla com William Bonner, Chico Pinheiro, Carlos Tramontina, entre outros.

Foi figura marcante na transmissão da Rede Globo nos atentados de 11 de setembro, em 2001, nos Estados Unidos, ficando várias horas no ar ao vivo, a dividir a bancada com outro apresentador e jornalista, Carlos Nascimento. No ano seguinte, se casou com o economista, Walter Mundell.

Estreou no SBT Brasil em 15 de agosto de 2005. No dia 10 de novembro de 2006, Ana Paula Padrão anunciou sua saída do principal telejornal da emissora. A jornalista ficou encarregada a apresentar um programa de documentários com reportagens especiais, que estreou em 26 de março de 2007, o SBT Realidade.

Embora as negociações tenham acontecido, não houve um novo acordo entre Silvio Santos e Ana Paula Padrão e o contrato entre ela e o SBT foi encerrado no dia 30 de abril de 2009. O empresário a queria no comando de um telejornal diário enquanto a jornalista queria continuar com as reportagens e viagens. O último SBT Realidade foi ao ar no dia 27 de abril de 2009 com o tema "Felicidade".

No dia 9 de maio de 2009, foi contratada pela Rede Record para apresentar o Jornal da Record ao lado de Celso Freitas.

Sua estréia no comando do telejornal ocorreu no dia 29 de junho de 2009. Participou da cobertura dos principais eventos jornalísticos e esportivos da emissora como e também produziu séries e diversas reportagens especiais.

No dia 20 de março de 2013, ela e a Rede Record rescindiram amigavelmente o contrato assinado em 2009 e que teria mais um mês. Ainda na noite do mesmo dia, Ana Paula apresentou pela última vez o Jornal da Record.

A jornalista recebeu 28 prêmios ao longo de sua carreira, dentre eles, Troféu Imprensa, Prêmio Comunique-se, Prêmio Mulher do Ano, Troféu Mulher Imprensa, Prêmio Perícia Jornalística, Menção honrosa pela reportagem "Trem da Escravidão" e, o último, XXIX Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em 2007.

Ana Paula Padrão não descarta o retorno à televisão.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES