por Gustavo Grohmann
Altamiro Pereira (15/5/1942), o Altamiro, atacante do Vasco da Gama em 1963, atualmente mora em Araruama (RJ), onde está aposentado.
Ele iniciou a carreira em 1958, jogando pelos juvenis do América. Passou pelo São Cristóvão, em 1962, Vasco, de 1963 a 65, Bonsucesso, em 1966, Marcílio Dias, em 1967, e Madureira, em 1968, quando encerrou a carreira.
Altamiro teve uma passagem relâmpago pela seleção brasileira. A única vez que vestiu a camisa canarinho foi no dia 10 de março de 1963, em jogo contra o Peru, no estádio Felix Caprilles, em Cochabamba, na Bolívia, válido pelo Campeonato Sul-Americano daquele ano.
O Brasil, do técnico Aymoré Moreira, entrou em campo com: Marcial, Jorge, Willian, Procópio e Geraldino; Ilton Vaccari e Tião Macalé; Almir, Flávio, Marco Antonio e Osvaldo Taurisano. O único gol da partida foi marcado por Flávio, aos 16 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, Altamiro entrou em campo em seu lugar.
Em vídeo, 'Antes & Depois' dos jogadores do Corinthians campeão paulista de 1977
Basílio, Geraldão, Palhinha e Zé Maria estão entre elesAchados & Perdidos: Há 49 anos, contra a Ponte Preta, o fim do martírio corintiano
Momento do arremate de Basílio na meta de Carlos. Foto: ReproduçãoOlhos no retrovisor: José Carlos Pace, um dos melhores pilotos de sua geração, completaria 82 anos
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Sorocabano
Parabéns, Dida, 53 anos! Veja o ex-goleiro defendendo dois pênaltis de Raí
Achados & Perdidos: O Sul de Minas com seus 'invisíveis' craques e maravilhosas equipes
Inter recebe o Corinthians em confronto por 'salvação' no Brasileiro; as equipes
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves tornou-se Cidadão Recifense
Achados & Perdidos: Uma goleada do Santos de Pelé contra a Polônia durante excursão na Europa
Em vídeo, 'Antes & Depois' de zagueiros da dupla mineira Atlético e Cruzeiro
Ex-Lusa e Ponte, Waldomiro participa hoje da live de Marcos Falopa
Saudade: Há seis anos morria o jornalista esportivo Dalmo Pessoa