Empresário de sucesso do ramo de ferragens e parafusos na primeira metade do século XX, Alfredo Schurig foi talvez um dos presidentes que mais contribuiu financeiramente com o Corinthians. Assumiu o comando do clube em 1930 quando o mesmo passava por um momento delicado. Os cartolas alvinegros do final da década de 1920 faziam das tripas coração para pagar as parcelas do terreno adquirido junto ao Sírio no Parque São Jorge, onde havia sido construído o estádio alvinegro. Schurig, que não era propriamente um amante do futebol mas gostava do Corinthians, foi chamado para socorrer os cofres alvinegros e não titubeou. Fez várias doações que acabaram por viabilizar o final das obras e o pagamento aos antigos donos do local. Assim, nada mais justo que a nova praça de esportes, inaugurada em 1928, recebesse seu nome.
Schurig promoveu numerosas melhorias no estádio e construiu arquibancadas. Mas após uma derrota para o Palestra Itália por 8 a 0 pelo Campeonato Paulista de 1933, renunciou ao cargo com toda a diretoria, descontente com o comportamento de boa parte da torcida corintiana que, revoltada, chegou a invadir a sede do clube então localizada no centro de São Paulo.
De origem alemã, foi um dos pioneiros a se estabelecer no ramo metalúrgico no Brasil. Residia em Jacareí, no Vale do Paraíba, onde foi figura importante. Chegou até a construir um pequeno estádio para servir de campo ao Esperança Futebol Clube, equipe de várzea da cidade. Em 1923, a antiga rua do Rosário, em Jacareí, foi batizada com seu nome.
Por Marcelo Rozenberg
Morre Jair da Costa, campeão com a seleção em 62 e ídolo da Inter de Milão
Ele também teve uma passagem pelo Santos. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro TempoO dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Varginha-MG
Parabéns, Juventus, 101 anos! Conheça a história do Estádio da Rua Javari
Saudade: Vagner Bacharel, grande zagueiro do Verdão, nos deixava há 35 anos
Brigando pela liderança do Brasileiro, Palmeiras viaja para enfrentar o Fortaleza; os times
Saudade: Telê Santana, craque do Flu e técnico histórico do São Paulo nos deixava há 19 anos
Morre Hugo Gatti, ídolo do Boca Juniors, aos 80 anos
F1: Piastri vence o GP da Arábia Saudita e assume a liderança do Mundial
Em busca da primeira vitória no Brasileirão, São Paulo recebe o Santos neste domingo; as formações
Olhos no retrovisor: Ayrton Senna, há 40 anos, vencia seu primeiro GP na Fórmula 1
Achados & Perdidos: Há seis anos, Vágner Love marcava na final e Timão era tricampeão paulista