Airton Beleza

Ex-atacante do Flamengo, Botafogo e Corinthians
Aírton Baptista dos Santos, o Aírton Beleza, centroavante do Flamengo de 1963 a 67, morreu no Rio de Janeiro no dia 18 de fevereiro de 1996.
 
Logo no início de sua carreira o saudoso Aírton foi chamado para defender a seleção olímpica do Brasil que disputou e venceu o Panamericano de São Paulo, em 1963.

Uma passagem inesquecível com a camisa canarinho pois além de levantar o caneco e conseguir a artilharia da competição, Aírton foi responsável por um recorde que dura até hoje na Seleção Brasileira Sub-23: marcou sete gols em uma só partida.

O jogo, um Brasil 10x0 EUA válido pelo Panamericano de São Paulo, foi realizado no dia 28 de abril de 1963, no estádio do Parque São Jorge. O árbitro João Etzel Filho apitou a incrível goleada comandada por Aírton Beleza, que marcou sete gols. Othon, Nenê e Jairzinho completaram o marcador.

Nascido no dia 19 de maio de 1942, no Rio de Janeiro, Aírton se destacou jogando pelo Flamengo. Em sua passagem pela Gávea ele atuou em 130 partidas (76 vitórias, 22 empates, 32 derrotas) e marcou 72 gols.

Além do Fla, o ex-atacante também defendeu o Botafogo e o Corinthians. Sua passagem pelo Timão não foi das melhores. Ele foi emprestado pelo Flamengo em troca do meia Silva para a disputa do Paulistão de 1965, mas logo acabou devolvido. Foram 25 jogos com a camisa do alvinegro paulista (17 vitórias, 3 empates, 5 derrotas) e 11 gols marcados.

Fontes de pesquisa: Almanaque do Corinthians - Celso Dario Unzelte / Almanaque do Flamengo - Roberto Assaf e Clóvis Martins / Seleção Brasileira 90 anos - Roberto Assaf e Antonio Carlos Napoleão.

por Gustavo Grohmann
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES