Ailton Luiz

Ex-zagueiro do XV de Piracicaba
por Marcelo Rozenberg
 
Ailton Luiz, o Ailton Luiz Bertan, nasceu em 22 de junho de 1958 em Vinhedo, interior de São Paulo. Morreu no dia 4 de junho de 2021, em sua cidade natal, após lutar contra um câncer. 
 
Zagueiro, iniciou a carreira nas categorias de base da Ponte Preta em 1973, e profissionalizou-se seis anos depois no Velo Clube de Rio Claro, que naquele ano estreou no Campeonato Paulista da primeira divisão. Formado em Educação Física, atualmente trabalha na secretaria de Esportes e Lazer de Vinhedo exercendo a função de treinador de futebol dos times Sub-16, Sub-18 e Sub-21 da cidade, além de participar ativamente da organização de campeonatos locais. Casado, não tem filhos.
 
Foi na escolinha de Dorival Ciene, conhecido como Chenão, que Ailton começou a jogar já pensando em dar início à carreira. Por sinal, foi o próprio empresário quem o levou para a Ponte Preta onde, curiosamente, atuou como atacante. Em 1977, disputou os Jogos Regionais pela cidade de Vinhedo, e dois anos depois, assinou seu primeiro contrato profissional com o Velo. Passou depois por Santos, Francana, XV de Piracicaba, Internacional de Limeira, Rio Branco de Americana e Associação Esportiva Araçatuba, onde encerrou sua carreira, em 1991, aos 33 anos.
 
"O que mais me marcou no futebol foram os três títulos de acesso que ganhei por XV de Piracicaba, Rio Branco e Araçatuba. Mas uma
passagem que ocorreu no XV foi especial por ter convivido com Dadá Maravilha. Naquele tempo, ele estava sem carro e cumpria o trajeto de quase cinco quilômetros do hotel até o local de treinamento a pé. É um cara excepcional.?

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES