No dia 03 de outubro de 1960, as eleições presidenciais no Brasil foram decidas em turno único. Naquela época surgiu um fenômeno eleitoral, conhecido por Jânio da Silva Quadros.
Jânio foi o único sul-mato-grossense presidente da República da história, se elegeu com 5.636,623 votos pela coligação partidária PTN-PDC-UDN-PR-PL, derrotando Marechal Henrique Teixeira Lott, candidato pela coligação PTB ?PSD e o ex-governador de São Paulo, o piracicabano Ademar Pereira de Barros, pelo PSD.
Em 1960, o sistema eleitoral brasileiro permitiu a eleição para a escolha do vice-presidente da República.
O candidato de Jânio a vice-presidente era Milton Campos, que concorreu pela sigla da UDN, o PR, lançou postulante apenas a vice-presidência da República, Fernando Ferrari e o PTB, foi o vitorioso, com a reeleição de João Goulart. Jango, como era conhecido, havia sido o vice da gestão anterior, do mineiro Juscelino Kubitschek.
A eleição da dupla Jan-Jan (Jânio- Jango) como ficou conhecida foi considerada histórica. E recebeu apoio de diversos segmentos da sociedade. O mais notabilizado foi de um garoto de apenas 19 anos, conhecido por Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Veja acima o anúncio utilizado pela campanha janista.
Outro ponto que notabilizou a campanha de 1960 foi o jingle, cujo os versos iniciais eram:
"Varre, varre, varre, varre vassourinha / varre, varre a bandalheira / que o povo já está cansado / de sofrer dessa maneira / Jânio Quadros é a esperança desse povo abandonado!".
Consulta sobre eleições de 1960 : Marco Antonio Villa, historiador, Mestre em Sociologia e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo.
Fotos:Wikipédia
Em evento realizado no Palácio do Planalto, em 1961, o Presidente Jânio Quadros recebeu alguns jogadores da Seleção Brasileira. Na imagem abaixo da esquerda para a direita, o zagueiro Gersio Passadore, Belini, Djalma Santos e Gylmar dos Santos Neves (o Goleiro Maior), João Havelange e João Mendonça Falcão, presidente da Federação Paulista de Futebol..
Foto: Arquivo Público do Estado de São Paulo - Memória Pública
Abaixo, na foto, o Presidente EmÃlio Garrastazu Médici, recebeu os campeões do mundo de 1970. "Em 1970, os nossos craques politicamente eram verdadeiros pernas de pau ", máxima de Milton Neves
Vídeo: Comentaristas do Terceiro Tempo debatem classificação do Brasil à decisão da Copa América
03/07/2019Cheia de defeitos, seleção chega à final da Copa América. Não é hora de parar com a depreciação?
03/07/2019Jorginho Cantinflas revela convite para coordenar seleções de base
01/07/2019Fora seleção, Fabinho participa de amistoso com cara de pelada de churrasco
01/07/2019Gabriel Jesus apostou em treinos extras para se reerguer na seleção
30/06/2019