Momento de descanso no hotel mexicano. Foto: Reprodução

Momento de descanso no hotel mexicano. Foto: Reprodução

A vitoriosa campanha da Seleção Brasileira na Copa de 1970, disputada no México, que garantiu a Taça Jules Rimet de forma permanente ao País, contou com a presença da delegação brasileira em algumas cidades mexicanas, tanto para hospedagem como para os jogos que disputou.

Em uma delas, Guanajuato, o elenco brasileiro utilizou o Hotel Guanajuato como sua concentração, local onde a imprensa tinha acesso relativamente tranquilo para encontrar os jogadores e a comissão técnica, algo bem diferente em relação ao que acontece hoje em dia.

Não era raro que repórteres conseguissem entrevistas exclusivas e os fotógrafos fizessem registros peculiares, como este que ilustra a matéria.

O zagueiro Brito (hoje com 85 anos), com o agasalho da seleção (à época chamado de abrigo), aparece em primeiro plano, olhando para a lente do fotógrafo, que talvez tenha esperado o momento exato para enquadrar Gérson, o "Canhotinha de Ouro" (atualmente com 84 anos), que estava no primeiro andar do hotel, possivelmente caminhando para o seu quarto. 

Brito caminha olhando para a lente do fotógrafo na concentração brasileira em Guanajuato, durante a Copa de 1970, no México. No primeiro andar, Gérson, possivelmente indo para o seu quarto. Foto: Reprodução 

Últimas do seu time