Agora, o jogador de 25 anos terá um novo desafio: repetir a conquista de Major

Agora, o jogador de 25 anos terá um novo desafio: repetir a conquista de Major

Campeão do Aberto dos Estados Unidos na noite de segunda-feira ao superar o japonês Kei Nishikori por 3 sets a 0 (triplo 6-3), o croata Marin Cilic entrou numa restrita galeria de campeões de Grand Slams. Mas, agora, o jogador de 25 anos terá um novo desafio: repetir a conquista de Major. E ao longo da história são inúmeros os casos de tenistas que tiveram duas semanas de sonho, mas jamais conseguiram repetir o resultado. seis.

Entre os jogadores aposentados, o caso mais recente de um tenista que faturou um Slam e depois jamais teve sucesso foi o argentino Gastón Gaudio. Campeão de Roland Garros em 2004 com 28 anos, jamais conseguiu passar das oitavas de final nos onze Majors seguidos que disputou. Só neste século, ouros cinco ficaram restritos a uma taça.

Cilic, que nem era cotado para faturar a taça em Nova York, tem um exemplo bem próximo de jogador que ganhou apenas um Grand Slam na vida. Seu técnico, Goran Ivanisevic, levantou o caneco em Wimbledon, em 2001, mas depois não sentiu mais o gostinho da vitória.

"Agora, terei de esperar sete dias para voltar à Croácia e ter noção do tamanho do meu feito. Tenho certeza que isso mudará minha vida, não sei como, mas mudará. Só sei que continuarei tendo prazer de jogar tênis e me destacar nos grandes eventos", disse Cilic em sua entrevista coletiva após o jogo.

Dos jogadores que estão em atividade atualmente, Stanislas Wawrinka (campeão do Aberto da Austrália, em janeiro) e Juan Martín del Potro (campeão do Aberto dos Estados Unidos de 2009) ainda não conseguiram repetir uma nova conquista.

FOTO: UOL

Últimas do seu time