Pedro Ivo Almeida
Do UOL, no Rio de Janeiro
O coordenador-técnico da seleção brasileira, Gilmar Rinaldi, anunciou nesta quarta-feira (17) que a comissão técnica da equipe nacional terá duas mudanças para os amistosos contra Argentina e Japão, em outubro deste ano. O time terá o ex-ponta Edu como auxiliar pontual e Evandro Mota, "motivador profissional" que trabalha no Benfica.
O cargo de auxiliar pontual é transitório. Nos dois primeiros amistosos de Dunga como técnico da seleção, contra Colômbia (05/09) e Equador (09/09), Mauro Silva foi o responsável por essa função.
A função foi criada pela atual comissão técnica da seleção. Mauro Silva recebeu a incumbência de avaliar o ambiente e o trabalho nos dois primeiros amistosos, montar um relatório com críticas e enviá-lo a Gilmar Rinaldi e ao treinador Dunga.
Desde o início, contudo, a ideia da comissão técnica e de Mauro Silva era que o trabalho dele fosse focado em apenas dois jogos. O comando da seleção queria uma avaliação diferente a cada convocação, e o ex-volante tinha compromissos profissionais que não poderiam ser conciliados com um trabalho perene na equipe nacional.
Com Edu, a próxima convocação terá um jogador de uma geração mais antiga. Nos amistosos contra Colômbia e Equador, o Brasil teve Dunga (técnico), Gilmar Rinaldi (coordenador), Taffarel (treinador de goleiros) e Mauro Silva (auxiliar pontual), que foram campeões mundiais com a seleção brasileira em 1994.
Edu, 65, foi tricampeão mundial com a seleção brasileira em 1970 e também disputou os Mundiais de 1966 e 19974. Como ponta esquerda, ele integrou um dos times mais vitoriosos da história do Santos.
A porção dos representantes de 1994 será compensada por Evandro Mota, engenheiro, consultor e palestrante que trabalhou com a seleção brasileira tetracampeã mundial. O profissional é conhecido por ações com foco motivacional e atualmente desenvolve um projeto no Benfica.
FOTO: UOL
Vídeo: confira as imagens do embarque da seleção para a Copa de 1970
22/07/2019Tite evoca Zagallo por título da Copa América e reitera: 'fico até 2022'
06/07/2019Sob olhar de Caboclo, Tite indica Alex Sandro como titular em final
06/07/2019'Desempregado' e veterano, Dani Alves tem proposta de gigante europeu, mas sonha com Barça
06/07/2019Tite ganha novo "auxiliar técnico" durante a Copa América
06/07/2019