Tricolor Paulista é atualmente é o 14º colocado com 41 pontos. Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Tricolor Paulista é atualmente é o 14º colocado com 41 pontos. Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

A vitória sobre o Palmeiras, na última quarta-feira (17), em pleno Allianz Parque, deu um respiro, mas não resolveu a situação do São Paulo na luta contra o rebaixamento no Brasileirão.

Com o triunfo sobre o rival, o Tricolor chegou a 41 pontos, se manteve na 14ª posição na tabela, e viu a distância para o Z4 ficar em cinco pontos. A ameaça, porém, segue viva, e o time do Morumbi terá quatro confrontos diretos contra equipes na parte de baixo da tabela para se livrar de vez do risco de queda.

Dos cinco jogos que ainda tem na reta final do Brasileirão, o São Paulo pega apenas uma equipe que hoje figura entre os dez primeiros colocados na classificação: O América-MG, na última rodada. Todos os outros confrontos serão com adversários diretos na briga contra o Z4.

O primeiro encontra é com o Athletico-PR, que está uma posição acima do Tricolor, porém com os mesmos 41 pontos – jogo que será disputado no Morumbi.

Em seguida, novamente no Morumbi, o Tricolor recebe o Sport, 18º colocado. O adversário seguinte é o Grêmio, 19º na tabela, em Porto Alegre. Logo depois o confronto é diante do Juventude, atual 15º colocado, em Caxias do Sul.

O número mágico para escapar do rebaixamento é de 45 pontos. Nunca na história do Brasileirão de pontos corridos com 20 clubes uma equipe com 45 pontos foi rebaixada (a exceção é o Fluminense de 2013, que chegou a 45 pontos e terminou a competição no Z4, mas acabou se livrando do rebaixamento por conta do caso Heverton, que acabou retirando pontos e rebaixando a Portuguesa –, mas é provável que em 2021 a nota de corte suba. De qualquer modo, o Tricolor tem dois jogos consecutivos em casa contra rivais diretos para, em caso de vitória, somar seis pontos e ultrapassar a faixa de 45 pontos, ficando mais tranquilo no campeonato.

Últimas do seu time