Arthur Sandes
Do UOL, em São Paulo
A partir de amanhã, Ángel Romero não é mais jogador do Corinthians. O torcedor pode até sentir estranhamento com isso, afinal foram cinco anos seguidos do paraguaio no clube, incluindo protagonismo em uma séries de conquistas recentes e entrega total em campo; mas, sim, o atacante está deixando o Timão. Após ver a carreira mudar de patamar com uma goleada em clássico e se tornar ícone de anos vencedores, ele está se despedindo em baixa.
Em meia década no Corinthians, Romero superou a timidez com as câmeras e a aversão a entrevistas para se tornar uma peça fundamental em campo. Tanto que virou artilheiro da Arena e tornou-se um dos estrangeiros mais importantes da história do clube: o que mais jogou, o que mais foi campeão (ao lado de Rincón) e o terceiro que mais fez gols (atrás apenas de Guerrero e Tevez). Uma trajetória que acaba em parte ofuscada pela saída sem diálogo, com rompimento entre a diretoria e seus empresários.
Romero trocou de representantes em junho de 2018, e logo recebeu propostas para deixar o Corinthians. Até novembro, o clube mostrava otimismo por sua renovação, mas daí em diante tudo se complicou. A diretoria alvinegra se enervou com os agentes, que exigiam aumento salarial, e a negociação frustrada terminou com o atacante treinando à parte.
A quarentena de Romero aos poucos foi afrouxada e ele até voltou a treinar com bola, mas não foi relacionado uma vez sequer em 2019 - só jogou uma partida pela seleção paraguaia no período. As conversas por renovação já não existiam há alguns meses, mas duas semanas atrás o próprio Romero alimentou falsas esperanças em quem ainda torcia por sua permanência. Em uma publicação misteriosa nas redes sociais, usou um `emoji´ de assinatura como legenda de uma fotografia ao lado de Fábio Carille. Apesar da empolgação de alguns corintianos, tudo não passou de uma brincadeira do paraguaio.
A despedida vai custar ao Corinthians 3 milhões de dólares (R$ 11,3 milhões na cotação atual). É o valor da devolução devida a Beto Rappa, agente que pagou para tirar Romero do Cerro Porteño (PAR) em 2014 - à época, a operação era permitida. Nos bastidores, a diretoria corintiana entende que o jogador "já se pagou" com as atuações e títulos vencidos no clube.
A trajetória de Romero no Corinthians
No Corinthians, Romero precisou de apenas dois jogos saindo do banco para virar titular. Sob comando de Mano Menezes, venceu a concorrência de Luciano e Romarinho pela velocidade, retenção de bola e enorme capacidade de marcação no lado do campo, ainda que fizesse poucos gols.
O paraguaio viveu jejum de quase um ano, mas manteve-se em alta internamente e ganhou o então técnico Tite pelo esforço nos treinamentos. Teve propostas para sair, mas preferiu ficar no Corinthians mesmo com pouco espaço em 2015 - às vezes sendo menos falado no clube do que seu irmão gêmeo, Óscar. Seja como for, Ángel escolheu permanecer e foi recompensado: marcou dois gols no 6 a 1 sobre o São Paulo, a cereja do título brasileiro daquele ano.
Foi precisamente a partir daquele clássico que Romero deslanchou no Corinthians. Com Tite, ele de certa forma redefiniu a posição de ponta direita e virou "atacante-lateral", dando tanta importância à marcação quanto ao ataque. A função foi mantida no conturbado segundo semestre de 2016, quando Romero virou artilheiro da Arena, e alcançou o auge com Fábio Carille a partir do ano seguinte.
"Ele é um cara a quem sou muito grato. Participou muito, ajudou demais no começo da minha carreira", reconheceu Carille há algumas semanas. De fato, Romero voou em 2017, sendo peça fundamental dos títulos estadual e brasileiro e tirando até selfie em dérbi decisivo. Em 2018, foi mais questionado, mas viveu período mágico no pós-Copa e chegou a somar seis gols em três jogos. Foi mais ou menos nesta época que os rumores sobre sua saída ficaram mais fortes, e a renovação emperrou.
Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Romero decolou em 6 a 1 e já foi essencial, agora sai pela porta dos fundos
13/07/2019Mineiros disputam Romero, mas atacante prefere contrato com clube do exterior
26/06/2019Postagem de Romero gera mal-estar no Corinthians, que não crê em renovação
26/06/2019Romero cobra definição do Corinthians pois teme perder Copa América
06/02/2019Carille vê Romero distante e diz que diretoria definiu futuro de G. Augusto
29/01/2019