David Neres tem sido reserva na bem-sucedida campanha do Ajax na Liga Europa

David Neres tem sido reserva na bem-sucedida campanha do Ajax na Liga Europa

Há um ano David Neres era apenas um promissor talento das categorias de base do São Paulo, sem nenhuma partida como profissional. Hoje, depois de uma aparição meteórica, a antiga promessa do CT de Cotia pode conquistar um título continental. O meia-atacante de 20 anos participa nesta quarta-feira da decisão da Liga Europa, às 15h45 (de Brasília), defendendo o Ajax contra o Manchester United, em jogo marcado para Estocolmo, na Suécia.

Foram apenas 11 partidas de David Neres até a oportunidade de virar campeão com o Ajax, sendo oito pelo Campeonato Holandês e três na Liga Europa. A expectativa é de que o novato brasileiro figure como opção no banco de reservas, como vem sendo aproveitado pelo técnico Peter Bosz em seus primeiros três meses na Holanda.

Sucessora da Copa da Uefa, a Liga Europa é a segunda competição de clubes em importância no continente, com menor prestígio em relação à Liga dos Campeões. Camisa 77 do Ajax no torneio, Neres jogou pouco tempo até aqui. Na semifinal contra o Lyon, por exemplo, entrou em campo apenas nos minutos finais da partida de ida, em Amsterdã.

David Neres deixou o São Paulo na janela de janeiro do futebol europeu, em uma transferência na casa de 12 milhões de euros – terceira maior venda da história do clube, atrás apenas dos negócios que levaram Lucas Moura e Denílson ao Velho Continente.

Três gols e muito frio em Amsterdã

Os primeiros meses de Neres na Holanda têm sido de adaptação. Apesar das cifras elevadas que envolveram sua contratação, o ex-jogador do São Paulo chegou a defender o time B do Ajax em algumas oportunidades, em nome da aclimatação ao futebol local.

Pelo time principal foram três gols marcados até agora, todos eles em compromissos do Campeonato Holandês. Além da questão técnica, a adaptação ainda exige um esforço para lidar com as temperaturas baixas da vida no novo país.

"Faz muito frio. Mas às vezes jogamos com o teto fechado, é melhor", afirmou Neres em entrevista ao site oficial do Ajax pouco depois de sua chegada, em referência às condições da Arena de Amsterdã.

O idioma também tem sido um desafio para o jovem brasileiro. Por enquanto, David Neres tem conseguido mais desenvoltura na comunicação com os colombianos do elenco do Ajax: Davinson Sánchez e Mateo Cassiera.

"Não é o Neymar"

Apesar da história de glórias no futebol europeu, o Ajax andou afastado dos holofotes durante um bom tempo. Por isso, a chegada de um brasileiro promissor ao elenco causou um furor inicial entre torcida e mídia holandesas. No entanto, logo de cara o técnico Peter Bosz tratou de tirar a pressão dos ombros de Neres.

O reforço se apresentou ao Ajax apenas em fevereiro, depois de defender a seleção brasileira na disputa do Sul-Americano Sub-20. Naquele momento, Bosz falou com moderação sobre a expectativa em torno do jogo do ex-são-paulino.

"Eu leio comparações sobre ele estar no mesmo nível de Neymar, e isso me faz rir. Obviamente nossos olheiros fizeram um grande trabalho identificando o jogador, mas vocês não vão me escutar fazendo nenhuma promessa", comentou o treinador dias antes da chegada de Neres.

Marrento do bairro de Perus

Em outubro passado, o blog do Menon, no UOL Esporte, apresentou um perfil da então nova promessa do São Paulo. David Neres cresceu no bairro do Perus, Zona Norte de São Paulo.

Segundo relatos de um amigo de infância, David Neres era "marrento" dentro dos campinhos locais, se destacando em peladas mesmo contra meninos bem maiores. De quebra, apesar de tímido, o atual jogador do Ajax sempre teve a fama de se dar bem com as garotas.

Foto: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

Últimas do seu time