Coutinho e Firmino são discretos, mas Mariano brilha

Coutinho e Firmino são discretos, mas Mariano brilha

O Sevilla é mais do que nunca o dono da Liga Europa. Como foi em 2015, o time espanhol ganhou de virada a decisão da segunda maior competição europeia, desta vez por 3 a 1, e sagrou-se o único pentacampeão do torneio, sendo os três últimos títulos consecutivos. Realizada no St. Jakob-Park, na Basileia, a final teve dois tempos opostos, mas terminou com um show de domínio e tranquilidade dos vencedores, treinados por Unai Emery.

O título garantiu o time da Andaluzia na Liga dos Campeões da próxima temporada e frustrou os ingleses, que depositavam na final a esperança de dar algum título ao seu torcedor neste ano.

Quem foi bem: Coke faz gols do penta

Gameiro teve boas chances de se tornar o herói da noite, mas foi Coke que garantiu o quinto título do Sevilla na Liga Europa. O meio-campista esteve por todo campo, se movimentando em todos os setores do ataque e sendo preciso e oportunista quando teve chance de finalizar. O camisa 23, capitão dos espanhóis, marcou aos 18min e aos 24min do segundo tempo.

Quem decepcionou: ex-Sevilla, Moreno é avenida no Liverpool

O lateral esquerdo Alberto Moreno foi o pior atleta em campo. Mal posicionado defensivamente e também levando a pior quando no um contra um contra adversários, o defensor, contratado pelo Liverpool junto ao Sevilla em 2014, foi uma avenida e não contribuiu ofensivamente. Dois dos gols dos espanhóis surgiram no seu setor, fora outras chances perigosas criadas pelo novo pentacampeão europeu.

Os brasileiros do Liverpool tiveram uma noite pouco inspirada na Basileia. Tanto Philippe Coutinho quando Roberto Firmino foram discretos, produzindo poucas chances de gol e sendo meros coadjuvantes do ataque, que teve como destaque Sturridge. Firmino, inclusive, acabou substituído. Por outro lado, o lateral direito Mariano, ex-Fluminense, se destacou pelo Sevilla, engolindo Alberto Moreno nos duelos que tiveram

O jogo do Liverpool: pressão em busca do título

Após temporada inconstante no Campeonato Inglês e fracassos nas copas locais, o Liverpool teve contra o Sevilla a última chance de sucesso no ano e deu tudo de si para alcançar o objetivo. Os comandados de Jürgen Klopp realizaram à risca o famoso estilo adotado pelos times do técnico alemão: pressão alta e muito volume de jogo. Demorou até os 34min, mas os ingleses abriram o placar com um golaço de trivela de Sturridge. Após o intervalo, no entanto, o gol-relâmpago dos espanhóis desestabilizou os ingleses, que passaram a sofrer pressão e não tiveram resposta ao rival. Ninguém chamou a responsabilidade, a pressão alta desapareceu e o Sevilla controlou o ritmo do confronto área até garantir a taça.

O desempenho do Sevilla: começo tímido, fim avassalador

Quatro vezes campeão do torneio nos últimos dez anos, o time espanhol tinha a oportunidade de conquistar um tricampeonato consecutivo em caso de vitória. No entanto, apesar de toda experiência na competição, o Sevilla pareceu intimidado, errando bastante na saída de bola, especialmente no primeiro tempo. Para etapa complementar, o time mostrou outro comportamento do primeiro lance: na saída de bola, a equipe trabalhou uma linda jogada, construída por Mariano e concluída por Gameiro. A pressão continuou na sequência. Com trocas de passe envolventes, o time andaluz virou e ampliou a vantagem com Coke, primeiro concluindo uma longa tabela da entrada da área e depois aparecendo para finalizar na pequena área.

Rivais de peso

O Sevilla pode não estar entre os times considerados grandes espanhóis, mas quando o assunto é Liga Europa (ou Copa da Uefa, antigo nome do torneio), ninguém é maior em todo o continente. O clube da Andaluzia é o maior vencedor da história, iniciando o duelo desta quarta-feira com quatro títulos, todos conquistados na última década.

Gigante inglês, o Liverpool levou a sério a competição quando a disputou. Eram três títulos, dois nos anos 1970 (73 e 76) e um em 2001, mesmo número de Inter de Milão e Juventus. Esta foi a primeira derrota dos ingleses em uma decisão do torneio.

FICHA TÉCNICA

Liverpool 1 x 3 Sevilla
Data: 18/05/2016
Local: St. Jakob-Park, Basileia (Suíça)
Hora: 15h45 (de Brasília)
Gols: Sturridge, 34 do primeiro tempo (Liverpool) Gameiro, 1, Coke, 18 e 24 do segundo tempo (Sevilla)

Liverpool: Mignolet, Clyne, Toure (Benteke), Lovren e Alberto Moreno; Can, Milner, Lallana (Joe Allen), Roberto Firmino (Origi) e Philippe Coutinho; Sturridge. Técnico: Jurgen Klopp.

Sevilla: David Soria, Mariano, Rami (Kolo), Daniel Carriço e Sergio Escudero; Krychowiak, Steven N´Zonzi, Banega (Cristóforo), Coke e Vitolo; Gameiro (Iborra). Técnico: Unai Emery.

Foto: UOL

Últimas do seu time