UOL - O melhor conteúdo
Carlos Alberto Torres é um dos capitães mais emblemáticos da história do Brasil. Foto: Reprodução/Youtube

Carlos Alberto Torres é um dos capitães mais emblemáticos da história do Brasil. Foto: Reprodução/Youtube

O técnico Tite definiu quem será o capitão da seleção brasileira na Copa do Mundo do Qatar. Diferente do que fez em 2018, quando promoveu um rodízio, neste ano, Thiago Silva será o responsável por carregar a braçadeira brasileira.

Assim, o zagueiro se mantém como 24º nome a ser capitão do Brasil num mundial (ele já ocupou o posto em 2014 e fez parte do rodízio em 2014).

RELEMBRE TODOS OS CAPITÃES DO BRASIL EM COPAS

PREGUINHO – 1930

O responsável por capitanear o Brasil na primeira edição das Copas do Mundo, em 1930, foi Preguinho, que também marcou o primeiro gol do Brasil na história dos mundiais.

Preguinho jogou no Fluminense

 

MARTÍN SILVEIRA – 1934

Em 34, na segunda edição da Copa, foi Martín Silveira, ex-jogador do Botafogo, o responsável por assumir o posto de capitão brasileiro.

LEÔNIDAS DA SILVA – 1938

Grande craque brasileiro, Leônidas foi quem capitaneou a seleção na Copa do Mundo de 1938, disputada na França.

Grandes craques reunidos com a camisa da Seleção Brasileira. Da esquerda para a direita: Adílson, Romeu Pellicari, Leônidas da Silva, Perácio e Carrero. Foto: Michel Laurence

 

AUGUSTO DA COSTA – 1950

Em 1950, quem quase esteve muito perto de erguer a taça para o Brasil pela primeira vez foi Augusto da Costa.

BAUER – 1954

Presente na Copa de 50, Bauer, jogador histórico do São Paulo, foi o capitão brasileiro em 1954.

BELLINI – 1958

A honra de levantar a taça Jules Rimet pela primeira vez, na Copa de 1958, foi do eterno Bellini.

Da esquerda para a direita, em pé: Vicente Feola, Djalma Santos, Zito, Bellini, Nilton Santos, Orlando Peçanha e Gylmar dos Santos Neves. Agachados: Garrincha, Didi, Pelé, Vavá, Zagallo e Paulo Amaral. Foto: Reprodução/In My Ear

 

MAURO – 1962

Presente nas Copas de 54 e 58, Mauro chegou a ameaçar abandonar a seleção em 1962 caso não fosse capitão. O zagueiro assumiu a função e levantou a taça pela segunda vez na história do Brasil.

ORLANDO E BELLINI – 1966

Na campanha ruim de 1966, o Brasil teve dois capitães: Orlando e o consagrado Bellini. Naquele mundial, no entanto, o Brasil acabou eliminado ainda na primeira fase.

CARLOS ALBERTO TORRES – 1970

Talvez o capitão mais marcante de nossa história em Copas seja Carlos Alberto Torres, que ficou marcado como o “capita” e foi o último homem a levantar a taça Jules Rimet.

Carlos Alberto Torres levanta a Taça Jules Rimet no México. A foto do capitão do Tri foi publicada no site oficial da Fifa, que publicou em setembro de 2008 uma reportagem sobre o Fluminense. Foto: foto-net/fifa.com

 

MARINHO PERES E PIAZZA – 1974

Em 74, mais uma vez dois nomes capitanearam a seleção na trajetória brasileira no mundial: Piazza e Marinho Peres.

RIVELLINO E LEÃO – 1978

E o filme se repetiu em 78: Rivellino e Emerson Leão vestiram a braçadeira de capitão na Copa da Argentina.

SÓCRATES – 1982

Líder nato, Sócrates foi o responsável por ocupar o cargo de capitão na campanha brasileira em 82.

Na Espanha, Sócrates, o capitão brasileiro, com suas passadas elegantes (notem a ponta da chuteira cravada no chão, na vertical) se desvencilhando do capitão argentino Daniel Passarella. A partida, realizada no Estádio Parque do Sarriá em 02 de julho de 1982 terminou com vitória brasileira por 3 a 1. Gols de Zico, Serginho e Júnior para o Brasil. Ramon Diaz descontou para os argentinos. Foto: Delfin Martins / F4

 

 

EDINHO – 1986

Na segunda Copa da seleção sob o comando de Telê Santana, o Brasil teve como capitão o ex-zagueiro Edinho.

RICARDO GOMES – 1990

A criticada seleção brasileira da Copa de 1990 teve como capitão o ex-zagueiro Ricardo Gomes

RAÍ E DUNGA – 1994

Na campanha de 1994, o Brasil iniciou a Copa com Raí como capitão. O camisa 10 perdeu o lugar no time e Dunga foi quem assumiu a braçadeira e levantou a taça do tetra.

Dunga levanta a quarta taça mundial conquistada pela Seleção Brasileira, enquanto João Havelange o observa, à esquerda. Atrás do capitão, aparecem, na ordem, Branco, Viola e Taffarel. Foto: Reprodução/In My Ear

 

DUNGA – 1998

Depois de se eternizar levantando a taça em 94, Dunga foi mais uma vez o capitão no vice de 1998.

CAFU – 2002 E 2006

Cafu não seria o capitão do Brasil em 2002, mas com a lesão de Emerson acabou assumiu o lugar. Responsável por levantar a taça do penta, o lateral foi o capitão também em 2006.

Final da Copa de 2002: Oliver Kahn, goleiro da Alemanha, o árbitro Pierluigi Collina e Cafu no centro do gramado. Foto: Reprodução

 

LÚCIO – 2010

Presente nas Copas de 2002 e 2006, o zagueiro Lúcio foi o capitão da seleção na Copa da África do Sul, em 2010.

THIAGO SILVA – 2014

Eleito capitão em 2022, Thiago Silva foi o dono da braçadeira em 2014 e foi muito criticado por sua postura durante o mundial disputado no Brasil.

MIRANDA, THIAGO SILVA E MARCELA – 2018

Na última Copa, Tite optou pelo rodízio da faixa que, nas cinco partidas do Brasil, passou por Miranda, Thiago Silva e Marcelo.

 

 

Últimas do seu time