Finalistas da Libertadores tem sido protagonistas do futebol brasileiro e sul-americano. Foto: Cesar Greco

Finalistas da Libertadores tem sido protagonistas do futebol brasileiro e sul-americano. Foto: Cesar Greco

A final da Libertadores da América 2021 colocará frente a frente os dois últimos campeões do torneio, donos também dos últimos três títulos Brasileiros, e dois dos principais técnico no país nos últimos tempos. Palmeiras e Flamengo duelaram em busca do tricampeonato continental, enquanto Abel Ferreira e Renato Gaúcho buscam o segundo título da competição cada.

Duas das principais equipes do Brasil e da América do Sul nas últimas temporadas, Verdão e Fla brigaram pelos principais títulos possíveis recentemente, mas quando o assunto é o confronto direto, o clube carioca leva ampla vantagem.

Foram nove jogos entre as duas equipes nos últimos quatro anos, e o Fla tem um retrospecto para lá de positivo sobre o Verdão. São cinco vitórias flamenguistas, quatro empates e nenhuma vitória alviverde. A última vez em que o Palmeiras conseguiu vencer o Rubro-Negro foi em novembro de 2017, há mais de quatro anos, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, quando o time paulista ainda era comandado por Alberto Valentim, e fez 2 a 0 no Allianz Parque.

Quando focamos no confronto entre os treinadores, Abel tem um retrospecto positivo quando enfrente Renato. São duas vitórias do português sobre o gaúcho – nas duas oportunidades, o técnico hoje do Fla ainda comandava o Grêmio –, uma vitória de Portaluppi – já trabalhando no Flamengo – e um empate.

Nesse retrospecto, os dois técnicos se enfrentaram em final em uma oportunidade: a grande decisão da Copa do Brasil 2020, disputada entre fevereiro e março de 2021. Nos dois confrontos que decidiram o torneio nacional, Abel obteve as duas vitórias sobre o rival e conquistou a taça.

Últimas do seu time