A carreira vitoriosa de Ayrton Senna, encerrada abruptamente no muro da curva Tamburello, em 1º de maio de 1994, no circuito de Imola, contou com outros acidentes, incluindo um impressionante, antes de o brasileiro chegar à Fórmula 1 para competir pela Toleman, em 1984.
Em 1983, no circuito inglês de Oulton Park, travando uma disputa com o britânico Martin Brundle, seu maior concorrente na Fórmula 3 Inglesa, os dois dividiram uma curva e o carro de Ayrton subiu sobre o de Brundle, quase atingindo a cabeça do concorrente. Senna bate sua roda dianteira esquerda na traseira direita de Brundle.
O brasileiro deixou o cockpit de seu Ralt-Toyota preocupado, mas o britânico saiu ileso, o que não impediu que alguns anos depois avaliar o comportamento pouco amistoso do brasileiro nas pistas.
"Senna achava que o mundo conspirava contra ele e estava pronto para bater, se fosse para ganhar mais pontos. Se preciso, ele tirava alguém da pista para pontuar. Seus movimentos eram sempre bem calculados", disse Brundle ao site da BBC, em 2004.
Pela Fórmula 1, em 1991, Senna capotou sozinho ao perder o controle de sua McLaren MP4/6-Honda de 12 cilindros na desafiadora curva Peraltada, durante os treinos para o GP do México, no circuito Hermanos Rodríguez.
Ao sair para a caixa de areia ondulada, uma solução péssima de segurança por sinal, o carro ficou com as quatro rodas para o ar, e Senna teve de ser ajudado por fiscais para deixar seu carro. O acidente poderia ter sido grave justamente por conta das ondulações na areia, pois o santantonio, nesse caso, poderia não ter protegido sua cabeça.
Foi um final de semana para o brasileiro esquecer. Ele foi superado por seu companheiro na classificação (Berger largou na pole e Senna em terceiro) e, na prova, vencida por Alain Prost (Ferrari), terminou em 20º, com problema de pneus.
Em 1990, a exemplo do que havia acontecido com Brundle, Senna não aliviou na primeira curva do GP do Japão, em Suzuka, provocando o acidente que lhe rendeu o bicampeonato sobre o rival Alain Prost, na ocasião, piloto da Ferrari.
Para Ayrton, a manobra foi a desforra do que havia acontecido um ano antes, também em Suzuka, quando, segundo ele, Prost fora o culpado pelo acidente na penúltima etapa do campeonato.
Prost, por sua vez, considerou a manobra de Senna, em 1990, desleal.
CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
F1: Mercedes começa a temporada com dobradinha na Austrália. Alonso bate e capota
20/03/2016F1: Hamilton conquista primeira pole do ano, na Austrália. Massa parte em 6º
19/03/2016Nome de Ayrton Senna se perpetua em parceria com a TAG Heuer
03/12/2015Em entrevista, Bruno Senna fala sobre o começo de sua segunda temporada na F-E
02/12/2015F1: Rosberg vence GP de Abu Dhabi e iguala marcas de Brabham, Hill e Fittipaldi
29/11/2015