Após um começo claudicante, quando seus dois carros foram superados na largada, a Mercedes iniciou o Mundial de Fórmula 1 fazendo a dobradinha no GP da Austrália, disputado na madrugada deste domingo (20), em Melbourne, com Nico Rosberg em primeiro e Lewis Hamilton em segundo. Foi a 15ª vitória de Rosberg, que precisou se recuperar depois da largada problemática.
Sebastian Vettel, que largou de forma excepcional, assumindo a liderança, terminou em terceiro com a Ferrari, pressionando Hamilton nas voltas finais até cometer um erro no giro 55, saindo para a grama e perdendo contato com o inglês.
Correndo em casa, o australiano Daniel Ricciardo mostrou que a Red Bull fez um bom trabalho em sua fábrica para cruzar na quarta colocação, imediatamente à frente do brasileiro Felipe Massa (Williams), em quinto, uma posição melhor do que aquela em que largou no traçado de 5.303 metros de Albert Park.
Estreia brilhante da equipe norte-americana Haas, que completou a lista dos seis primeiros, com o francês Romain Grosjean.
O brasileiro Felipe Nasr foi o 15º, três posições atrás do companheiro de Sauber, o sueco Marcus Ericsson.
Fernando Alonso protagonizou um grande acidente na volta 18, que ocasionou bandeira vermelha. Ao tentar ultrapassar Esteban Gutiérrez (Haas) o espanhol da McLaren tocou sua roda dianteira direita na traseira esquerda na do mexicano e inicialmente bateu no muro e, em seguiida, ao tocar na brita, acabou capotando. Fernando Alonso saiu mancando do carro mas em seguuida, já sem capacete, acenou para o público mostrando que estava bem. Talvez tenha sido o mais ilustrativo crash-teste em reais condições feito na Fórmula 1. Da McLaren, apenas o cockpit ficou intacto. Alonso, em entrevista, admitiu a culpa pelo toque, isentando Gutiérrez.
Com a paralisação da prova os carros foram todos para o pit-lane para que a pista fossse limpa. A relargada aconteceu com os carros em movimento, mantendo-se as primeiras colocações. Kimi Raikkonen teve problema em sua Ferrari, entrou nos boxes e precisou da ajuda dos mecânicos com extintores de incêndio para debelarem as chamas que saia da tomada de ar do carro escarlate.
A próxima etapa acontece no dia 3 de abril, o GP do Bahrein. No ano passado, Hamilton largou na pole e venceu a prova. Kimi Raikkonen e Nico Rosberg completaram o pódio.
Foto: UOL
RESULTADO DO GP DA AUSTRÁLIA - MELBOURNE - 20.03.2016
F1: Mercedes começa a temporada com dobradinha na Austrália. Alonso bate e capota
20/03/2016F1: Hamilton conquista primeira pole do ano, na Austrália. Massa parte em 6º
19/03/2016Nome de Ayrton Senna se perpetua em parceria com a TAG Heuer
03/12/2015Em entrevista, Bruno Senna fala sobre o começo de sua segunda temporada na F-E
02/12/2015F1: Rosberg vence GP de Abu Dhabi e iguala marcas de Brabham, Hill e Fittipaldi
29/11/2015