Há exatos 50 anos, em Interlagos, José Carlos Pace (1944-1977) e Emerson Fittipaldi fizeram a primeira das 11 dobradinhas brasileiras na Fórmula 1.
O dia 26 de janeiro de 1975 também marcou a única vitória de Pace na categoria, a bordo da Brabham-Ford, após ter largado da sexta colocação naquele GP do Brasil. Pace morreu aos 32 anos, em 18 de março de 1977, em um acidente aéreo no município paulista de Mairiporã, na Serra da Cantareira.
O Moco, como era carinhosamente conhecido o saudoso José Carlos Pace, caminhava para um bom segundo lugar, atrás do francês Jean-Pierre Jarier, que estava em uma jornada próxima da perfeição com a Shadow-Ford.
Jarier havia conquistado a pole e fez a melhor volta da prova, mas acabou abandonando a oito voltas do final, com uma pane na bomba de combustível. Foi o mais próximo que Jarier esteve de alcançar uma vitória na Fórmula 1, feito que acabou não conseguindo em 12 temporadas que disputou, por March, Shadow, Penske, Ligier, ATS, Lotus, Tyrrell e Osella.
Assim, logo na segunda prova da temporada (a primeira foi na Argentina, com vitória de Emerson), Pace cumpriu as oito voltas finais administrando bem a vantagem sobre o compatriota da McLaren, e recebeu a bandeira quadriculada com quase seis segundos de vantagem. O alemão Jochen Mass, companheiro de equipe de Emerson na McLaren, completou o pódio, em terceiro.
Curiosamente, foi a única dobradinha brasileira em Interlagos, mas não a única no Brasil. Aliás, naquele mesmo ano de 1975, no GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, nova dobradinha, desta vez com Emerson em primeiro e Pace em segundo.
11 ANOS DEPOIS, NOVA DOBRADINHA BRASILEIRA
Foram necessários 11 anos para uma nova dobradinha brasileira na Fórmila 1. Em 1986, em Jacarepaguá, Nelson Piquet e Ayrton Senna (1960-1994), por Williams-Honda e Lotus-Renault, respectivamente, chegaram nas duas primeiras colocações.
A última dobradinha de pilotos brasileiros aconteceu em 1990, no GP do Japão, disputado em Suzuka, ocasião em que Nelson Piquet e Roberto Pupo Moreno, ambos com Benetton-Ford, chegaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente. Abaixo do vídeo, a relação completa das dobradinhas brasileiras na Fórmula 1.
ABAIXO, ALGUNS MOMENTOS DO GP DO BRASIL DE F1 DE 1975, DISPUTADO EM INTERLAGOS
ABAIXO, A RELAÇÃO DE TODAS AS DOBRADINHAS BRASILEIRAS NA FÓRMULA 1:
1. GP do Brasil de 1975 (Interlagos)- José Carlos Pace (Brabham-Ford) e Emerson Fittipaldi (McLaren-Ford)
2. GP da Inglaterra de 1975 (Silverstone) - Emerson Fittipaldi (McLaren-Ford) e José Carlos Pace (Brabham-Ford)
3. GP do Brasil de 1986 Jacarepaguá) - Nelson Piquet (Williams-Honda ) e Ayrton Senna (Lotus-Renault)
4. GP da Alemanha de 1986 (Hockenheim) - Nelson Piquet (Williams-Honda) e Ayrton Senna (Lotus-Renault)
5. GP da Hungria de 1986 (Hungaroring) - Nelson Piquet (Williams-Honda) e Ayrton Senna (Lotus-Renault)
6. GP de Mônaco de 1987 (Monte Carlo) - Ayrton Senna (Lotus-Honda) e Nelson Piquet (Williams-Honda)
7. GP dos Estados Unidos de 1987 (Detroit)- Ayrton Senna (Lotus-Honda e Nelson Piquet (Williams-Honda)
8. GP da Hungria de 1987 (Hungaroring) - Nelson Piquet (Williams-Honda) e Ayrton Senna (Lotus-Honda)
9. GP da Itália de 1987 (Monza) - Nelson Piquet (Williams-Honda) e Ayrton Senna (Lotus-Honda)
10. GP do Canadá de 1990 (Montreal) - Ayrton Senna (McLaren-Honda) e Nelson Piquet (Benetton-Ford)
11. GP do Japão de 1990 (Suzuka) - Nelson Piquet (Benetton-Ford) e Roberto Pupo Moreno (Benetton-Ford)
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
O dia em que Milton Neves foi o paraninfo da turma do curso de jornalismo da Metodista
13/02/2025Aceesp tem novo presidente: Wagner Prado; Regiani Ritter é a nova vice
13/02/2025Parabéns! Um dos melhores árbitros de todos os tempos, Pierluigi Collina completa 65 anos
13/02/2025No Dia Mundial do Rádio, ouça hilárias gafes em transmissões brasileiras
13/02/2025Fora da zona de classificação, Palmeiras joga em Limeira contra a Inter; os times
13/02/2025