Em 1974, em uma prova extra-campeonato, Emerson Fittipaldi venceu com a McLaren

Em 1974, em uma prova extra-campeonato, Emerson Fittipaldi venceu com a McLaren

Em 1974, além do GP Brasil de Fórmula 1 disputado em Interlagos, vencido por Emerson Fittipaldi (McLaren Ford) em 27 de janeiro, o Autódromo Internacional de Brasília (hoje chamado de Autódromo Internacional Nelson Piquet), recebeu 12 dos 25 carros que competiram em Interlagos para uma prova extra-campeonato no fim de semana seguinte, em 3 de fevereiro, na capital federal.
Reiterando o desempenho no autódromo paulistano, Emerson Fittipaldi venceu a corrida na capital federal, completando as 40 voltas pelo traçado brasiliense com mais de 12 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, o sul-africano Jody Scheckter (Tyrrell). O italiano Arturo Merzario, com Williams, completou o pódio, em terceiro.
A vitória de Emerson, entretanto, segundo no grid, só começou a ser definida na volta 12, quando o argentino Carlos Reutemann, o pole, abandonou a corrida com problemas mecânicos em sua Brabham.
Outros dois brasileiros participaram da prova: Wilsinho Fittipaldi, que terminou na quinta colocação com a Brabham e José Carlos Pace, o nono, com um Surtees.
Em meio à ditadura militar, Emerson recebeu o troféu das mãos do general Médici, troféu este batizado de Presidente Médici.

Classificação final da prova de Fórmula 1 extra-campeonato disputada em Brasília:

1º   Emerson Fittipaldi / Brasil / McLaren, 40 voltas, em 1h15min22s73, média de 174,26 km/h
2º   Jody Scheckter / África do Sul / Tyrrell, a 12s40
3º   Arturo Merzario / Itália / Williams, a 27s10
4º   Jochen Mass / Alemanha / Surtees, a 1min38s84
5º   Wilson Fittipaldi Júnior/ Brasil / Brabham, a uma volta
6º   Howden Ganley / Nova Zelândia / March, a uma volta
7º   Henri Pescarolo / França / BRM, a uma volta
8º   Jean-Pierre Beltoise / França / BRM, a 2 voltas
9º   José Carlos Pace / Brasil / Surtees, a 5 voltass
10º Hans-Joachin Stuck / Alemanha / March, a 6 voltas
Não completaram a prova:
Carlos Reutemann / Argentina / Brabham, abandonou na volta 12 com problema mecânico.
James Hunt / Inglaterra / March, abandonou na primeira volta, com problema mecânico.
Volta mais rápida: Emerson Fittipaldi, 1h51min.62, média de 175,91 km/h

Acompanhe alguns trechos da prova, com narração de Tércio de Lima:



Acesse o site do Colégio Renovação clicando no logo abaixo, e conheça as unidades de São
Paulo (Jardim da Saúde) e de Indaiatuba:


Clique abaixo, no logo Bella Macchina, e veja mais informações de automobilismo

Imagens (Olho no retrovisor e Bella Macchina): Silvio Luiz (@CowboySL)
Twitter

@marcosjuniormic

Facebook
Marcos Júnior Micheletti
E-mail:
marcos@terceirotempo.com.br

Últimas do seu time