Em 1974, além do GP Brasil de Fórmula 1 disputado em Interlagos, vencido por Emerson Fittipaldi (McLaren Ford) em 27 de janeiro, o Autódromo Internacional de Brasília (hoje chamado de Autódromo Internacional Nelson Piquet), recebeu 12 dos 25 carros que competiram em Interlagos para uma prova extra-campeonato no fim de semana seguinte, em 3 de fevereiro, na capital federal.
Reiterando o desempenho no autódromo paulistano, Emerson Fittipaldi venceu a corrida na capital federal, completando as 40 voltas pelo traçado brasiliense com mais de 12 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, o sul-africano Jody Scheckter (Tyrrell). O italiano Arturo Merzario, com Williams, completou o pódio, em terceiro.
A vitória de Emerson, entretanto, segundo no grid, só começou a ser definida na volta 12, quando o argentino Carlos Reutemann, o pole, abandonou a corrida com problemas mecânicos em sua Brabham.
Outros dois brasileiros participaram da prova: Wilsinho Fittipaldi, que terminou na quinta colocação com a Brabham e José Carlos Pace, o nono, com um Surtees.
Em meio à ditadura militar, Emerson recebeu o troféu das mãos do general Médici, troféu este batizado de Presidente Médici.
Classificação final da prova de Fórmula 1 extra-campeonato disputada em Brasília:
1º Emerson Fittipaldi / Brasil / McLaren, 40 voltas, em 1h15min22s73, média de 174,26 km/h
2º Jody Scheckter / África do Sul / Tyrrell, a 12s40
3º Arturo Merzario / Itália / Williams, a 27s10
4º Jochen Mass / Alemanha / Surtees, a 1min38s84
5º Wilson Fittipaldi Júnior/ Brasil / Brabham, a uma volta
6º Howden Ganley / Nova Zelândia / March, a uma volta
7º Henri Pescarolo / França / BRM, a uma volta
8º Jean-Pierre Beltoise / França / BRM, a 2 voltas
9º José Carlos Pace / Brasil / Surtees, a 5 voltass
10º Hans-Joachin Stuck / Alemanha / March, a 6 voltas
Não completaram a prova:
Carlos Reutemann / Argentina / Brabham, abandonou na volta 12 com problema mecânico.
James Hunt / Inglaterra / March, abandonou na primeira volta, com problema mecânico.
Volta mais rápida: Emerson Fittipaldi, 1h51min.62, média de 175,91 km/h
Acompanhe alguns trechos da prova, com narração de Tércio de Lima:
Acesse o site do Colégio Renovação clicando no logo abaixo, e conheça as unidades de São
Paulo (Jardim da Saúde) e de Indaiatuba:
Clique abaixo, no logo Bella Macchina, e veja mais informações de automobilismo
Imagens (Olho no retrovisor e Bella Macchina): Silvio Luiz (@CowboySL)
Twitter
Facebook
Marcos Júnior Micheletti
E-mail:
marcos@terceirotempo.com.br
Felipe Massa é anunciado pela Williams para 2017
16/01/2017Pirelli lança seu calendário 2016
22/03/2016F1: Mercedes começa a temporada com dobradinha na Austrália. Alonso bate e capota
20/03/2016F1: Hamilton conquista primeira pole do ano, na Austrália. Massa parte em 6º
19/03/2016Nome de Ayrton Senna se perpetua em parceria com a TAG Heuer
03/12/2015