O Campeonato Paulista começa no próximo fim de semana com uma novidade: todas as partidas irão contar com o apoio do árbitro de vídeo. A estrutura ficará centralizada na sede da Federação Paulista de Futebol, diferentemente do que acontece com o modelo atual da Confederação Brasileira em que a sala do VAR fica nos estádios em que as partidas são disputadas. A centralização desta ferramenta no interior da entidade que organiza o evento não é a melhor saída, teorias de conluio certamente irão surgir quando um clube grande for beneficiado contra um pequeno. A entidade deveria se preocupar em diminuir ao máximo a chance de especulações e ilações, tão presentes na realidade atual do árbitro de vídeo no Brasil.
Infelizmente, por erros grosseiros dos próprios árbitros, o VAR, que tem tudo para ser um ótimo instrumento para minimizar os erros, vem conseguindo manter o mesmo nível de discussões e teorias conspiratórias de antes da implantação da tecnologia.
O fato é que a arbitragem brasileira é ruim e a tecnologia apenas potencializa essa deficiência. A CBF precisa investir pesado no treinamento e profissionalização dos apitadores. Somente uma melhoria na questão técnica para uma diminuição dos erros.
Diferentemente de outros companheiros, acredito que a solução não é acabar com o VAR – isso seria regredir e piorar ainda mais o que já não é bom -, mas potencializar a ferramenta com a valorização do material humano. É preciso formar gerações de árbitros assim como os clubes vão buscar e preparar jovens jogadores, a CBF precisa alcançar jovens com perfil para a arbitragem e investir nessa gente, criar um plano de carreira. É colocar a mão no bolso para melhorar o negócio.
Infelizmente o torcedor brasileiro perdeu a confiança nas instituições que comandam o futebol e isso só vai mudar quando essas entidades não apenas parecerem sérias, mas se mostrarem verdadeiramente sérias. Por enquanto, isso está muito longe de acontecer.
O VAR está acabando com o futebol!
21/06/2019Sala do VAR conta com auxílio de "fone gamer" que custa mais de R$ 650
19/06/2019VAR corrige erros, mas ainda é encarado com 'má vontade' nos estádios
29/04/2019VAR: árbitros admitem demora no Brasil, mas querem menos pressão de jogadores
20/04/2019João Antônio e Frank Fortes discutem funcionalidade do VAR na Live do Terceiro Tempo
15/04/2019