O paulista Vitor Baptista, atual líder do Euroformula Open, categoria que compete com carros de F3, falou com exclusividade ao Portal Terceiro Tempo na tarde desta quarta-feira (23), em visita à redação do site de Milton Neves.
Depois do título na Fórmula 3 Brasil Light em 2014, Vitor relizou alguns testes com a equipe Campos (do ex-piloto Adrian Campos) no ano passado e acertou contrato para a temporada de 2015 com a RP Motorsport, time que venceu na categoria nos últimos cinco anos.
Em seis etapas disputadas, sempre em rodadas duplas, totalizando 12 corridas, Vitor Baptista subiu ao pódio em dez delas, sendo cinco vitórias (Paul Ricard, Estoril, Red Bull Ring e a rodada dupla em Spa-Francorchamps). Ele também conquistou cinco poles e cinco melhores voltas, resultados valiosos pois tanto a pole como a melhor volta conta um ponto cada. A pontuação, exceto por isso, é a mesma da Fórmula 1, com o vencedor somando 25 pontos.
Restam duas etapas para o término do campeonato ambas em rodadas duplas (quatro corridas): em Monza (3 e 4 de outubro) e Barcelona (31 de outubro e 1º de novembro).
Vitor Baptista, de 17 anos, é o primeiro com 227 pontos. O russo Konstantin Tereschenko está com 223 e o japonês Yu Kanamaro soma 146, na terceira colocação.
O piloto falou de sua adaptação ao carro, aos circuitos, fez uma projeção para as etapas restantes do Euroformula Open e seus planos para 2016, buscando uma vaga na F3 Europeia, onde atualmente competem dois brasileiros: Sérgio Sette Câmara e Pietro Fittipaldi.
SOBRE A ADAPTAÇÃO AO CARRO
VITOR BAPTISTA: Bom, no começo do ano a gente teve que fazer a adaptação com o carro, bem mais novo que o do ano passado. O chassi é o mesmo (Dallara), mas muda o modelo, mais atualizado (2012), aerodinâmica também, por isso o piloto precisa entender melhor as reações, de traseira e de frente, que é importante para a gente passar informações para o engenheiro no acerto do carro.
OS PNEUS
VB: Nós utilizamos os Michelin, que é mais duro que os Pirelli, do ano passado (na F3 Brasil Light), porém, como o carro é mais novo, as pistas são melhores e mais emborrachadas, acaba sendo um carro bem mais firme no chão. Difícil de guiar, mas prazeroso.
TESTES E EQUIPE
VB: No ano passado nós fizemos alguns testes, em Barcelona, Jerez, Paul Ricard, Estoril, em dez dias de treinos com a equipe Campos Racing. Mas acabamos fechando com a RP Motorsport, italiana, que venceu nos últimos cinco anos, uma equipe de ponta. Eles nos receberam de braços abertos, com uma proposta muito boa. Deu certo, está dando certo e não me arrependo de nada.
CIRCUITOS E TREINOS
VB: O simulador é claro que ajuda, o problema é que a maioria das corridas são com três treinos somente na sexta-feira, com 40 minutos, que é pouco tempo para a gente chegar e saber o limite. Além disso, com somente um jogo de pneus para utilizar na sexta-feira, então a gente tem que chegar já com uma ideia muito boa, aproveitar bem os vídeos dos anos anteriores. A sexta-feira é um dia em que a gente não pode errar porque será o carro que vamos correr no sábado, com uma classificação no sábado para a corrida no sábado e uma classificação no domingo para a corrida de domingo. A pista mais desafiadora foi Silverstone, que é muito grande e larga. Muita curva de alta e baixa e com vácuo. Na própria classificação da corrida 1 (de sábado) eu consegui a pole meio segundo mais rápido que o segundo colocado justamente porque eu tive a distância certa para o piloto que estava na minha frente durante a volta rápida.
PRÓXIMAS ETAPAS (MONZA E BARCELONA)
VB: Monza é para eu ganhar, porque no comparativo é como Spa, uma pista rápida com curvas de alta, pouca carga aerodinâmica, a gente anda muito em reta e o carro para fazer curva é mais difícil. Em Barcelona eu já treinei. É parecida com Estoril, com algumas curvas de alta e uma freada forte com redução.
LUTA PELO TÍTULO
VB: Tenho quatro pontos de vantagem para o Tereschenko, da equipe Campos (227 a 223), se não me engano ele corre pelo quarto ano na equipe. Então, está mais entre eu e ele. O terceiro colocado, o Kanamaro, teve alguns resultados ruins e está mais atrás (146). Mas, matematicamente, estamos nós três na disputa.
PLANOS PARA 2016
VB: O nosso objetivo é a Fórmula 3 Europeia, que é a mais forte e mais viável para a gente, pelo fato da experiência que eu tenho hoje em dia, dos patrocinadores poderem me ajudar. O Serginho (Sette Câmara) e o Pietro (Fittipaldi) devem continuar por lá e o Pedro Piquet deve chegar e mais alguns pilotos com quem eu tenho conversado. E hoje em dia os brasileiros que estão na Europa estão andando bem, casos do Giuliano Raucci na Fórmula 4, o Matheus Leist na Inglaterra, isso é bom, mostrando que os brasileiros estão tendo uma boa preparação aqui e uma adaptação rápida na Europa. Agora, resta saber o que a FIA vai fazer com a Formula 3 Europeia, que a estimativa é ter 50 carros, então terá de ser feita uma redução de carros por equipe, por isso, vamos ver o que vai acontecer.
Saindo um pouco do Euroformula Open, Vitor Baptista também comentou alguns outros assuntos como os cockpits fechados para monopostos, o acidente de Pedro Piquet na Porsche Cup e a temporada da Fórmula 1.
COCKPITS FECHADOS
VB: Eu acho que se fizerem um trabalho bem feito, com um material muito resistente vai ajudar bastante, porque para o piloto não muda muito. É mais uma adaptação de espaço para ele com o material utilizado. Eu apoio.
ACIDENTE DE PEDRO PIQUET
VB: Ele mesmo falou que ninguém teve culpa. Furou o pneu do outro piloto (Ricardo Baptista), se tocaram e aquela curva de Goiânia é muito rápida, eles estavam acelerando muito e a pista vai encurtando, então não tinham espaço, a mais de 200 km/h. O carro é muito seguro, sem dúvida, com a gaiola, mas foi um acidente muito grande.
O DOMÍNIO DA MERCEDES NA FÓRMULA 1
VB: O comentário [e de que a Mercedes não tenha andando bem por causa dos pneus, do novo regulamento (sugestão da Pirelli na pressão), então, parece que eles se perderam um pouco. Mas, sem dúvida, o motor da Mercedes é mais forte, e na corrida do Japão (Suzuka) acho que devem voltar a dominar, pelo menos um pouco.
Vitor Baptista com seu Dallara da equipe RP Motorsport no Euroformula Open/2015. Fotospeedy
ABAIXO, SELEÇÃO DE IMAGENS DE VITOR BAPTISTA NA ATUAL TEMPORADA DO EUROFORMULA OPEN
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