Centroavante de 28 anos assinou contrato até maio de 2023 com o Peixe. Foto: Divulgação

Centroavante de 28 anos assinou contrato até maio de 2023 com o Peixe. Foto: Divulgação

Convivendo com a saída de Kaio Jorge, o Santos foi ao mercado e conseguiu uma reposição a altura de seu ex-camisa 9, que foi para a Juventus. O Peixe confirmou neste sábado (21)a contratação de Léo Baptistão, centroavante de 28 anos, que estava livre no mercado após deixar o Wuhan, da China. Ao mesmo tempo, o clube da Vila Belmiro encaminhou também a chegada de outro jogador para o setor: os ex-atleticano Diego Tardelli.

Baptistão é o jogador que o Alvinegro da Vila Belmiro mais precisava hoje. O atacante tem as características que o time de Fernando Diniz vem sentindo falta nas últimas partidas.

O centroavante, que fez carreira na Espanha defendendo Rayo Vallecano, Atlético de Madrid, Betis, Villarreal e Espanyol, se encaixa naquilo que o Peixe joga hoje. Embora seja um atleta alto e forte, está longe de ser um centroavante de área, de pouca mobilidade. Baptistão tem como característica jogar fora da área, controla bem a bola, tem boa técnica, se movimenta para ajudar na armação e abrir espaços aos companheiros que chegam de trás. Pontos muito semelhantes com os de Kaio Jorge. No Atlético de Madrid e em alguns outros momentos de sua carreira, Baptistão chegou a atuar como segundo atacante.

Até por toda essa característica, Léo está longe de ser um centroavante super goleador. mas suas características “casam” com o estilo de jogo do Santos, que precisa de um atacante participativo, e tem sofrido desde o adeus de Kaio Jorge.

A contratação de Baptistão é um excelente negócio do Peixe não só pelo aspecto técnico. Para fechar com o centroavante, que tem tudo para se encaixar bem na equipe de Diniz, a direção santista trabalhou em silêncio, sem alarde, entrou na disputa com o Internacional, e levou a melhor sobre o Colorado para ficar com o centroavante que chega de graça à Vila Belmiro. É o tipo de negócio que o Alvinegro precisa e pode fazer hoje, já que vive dificuldades financeiras que o impede de entrar em longas disputas com seus rivais no mercado.

Já Tardelli não parece ser exatamente o perfil que o clube da Vila Belmiro precisa nesse momento. O centroavante ex-Galo, que já negociou com o Santos meses atrás e foi vetado pelo departamento de análise de desempenho, não parece ser uma peça fundamental para o elenco santista e pode acabar ocupando o lugar de alguns meninos com bom potencial de desenvolvimento, especialmente Marcos Leonardo.

Tardelli pode até ser útil, especialmente se estiver bem fisicamente. Vai agregar com sua experiência. Mas não parece ser uma aposta tão necessária, especialmente quando olhamos seu histórico recente, por Grêmio e Atlético-MG.

Fato é que, nesse momento, ao menos em teses, Léo Baptistão chega “para resolver o problema” no ataque do Santos e, certamente, ser titular da equipe. Tardelli deve ser mais uma peça no elenco.

Últimas do seu time