Já garantido na fase de grupos da Libertadores, o Palmeiras subiu para a vice-liderança

Já garantido na fase de grupos da Libertadores, o Palmeiras subiu para a vice-liderança

José Edgar de Matos
Do UOL, em São Paulo

Na despedida de Zé Roberto do Allianz Parque, quem brilhou foi Keno. O atacante deu uma assistência para Dudu e marcou um golaço em lance individual para decidir a vitória do Palmeiras por 2 a 0 sobre o Botafogo, nesta segunda-feira (27), no encerramento da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Já garantido na fase de grupos da Libertadores, o Palmeiras subiu para a vice-liderança com 63 pontos. A partida pode ter sido a última da carreira de Zé Roberto, já que o clube alviverde ainda não confirmou se o veterano de 43 anos vai enfrentar o Atlético-PR fora de casa na última rodada. Ele vai se aposentar após o Brasileirão.

O Botafogo, por sua vez, teve atuação muito ruim e parou nos 52 pontos, no oitavo lugar, fora da zona de classificação para a pré-Libertadores. Atualmente, as vagas estão justamente com rivais do time alvinegro: o Flamengo, em sexto, e o Vasco, em sétimo, ambos com 53 pontos.

Quem foi bem: Keno

O nome do jogo na despedida de Zé Roberto do Allianz Parque. Keno praticamente decidiu o confronto. Primeiro, o camisa 27 deu uma assistência na medida para Dudu abrir o marcador. Depois, anotou um golaço para assegurar os três pontos, em linda jogada pessoal. O atacante ainda se destacou na homenagem: chamou todos os jogadores, que levantaram Zé Roberto e jogaram o companheiro para o alto em pleno gramado.

Quem foi mal: Moisés

O meio-campista palmeirense ainda mostra dificuldades depois de tanto tempo afastado por uma lesão no joelho. Moisés errou muitos passes na primeira etapa, armando contra-ataques para o Botafogo, e ainda se mostrou irritadiço: levou um cartão amarelo por reclamação, depois de cometer falta no setor ofensivo palmeirense.

"Au, au, au, Zé Roberto é animal"

As homenagens a Zé Roberto, iniciadas antes mesmo de a partida começar, prosseguiram durante a partida. O camisa 11 era ovacionado a cada toque na bola e qualquer falta próxima à área gerava novos gritos para o veterano. A principal organizada, logo após o gol de Dudu, entoou o tradicional grito de "au, au, au, Zé Roberto é animal", depois de o camisa 7 correr para abraçar o jogador que faz nesta segunda o último jogo no Allianz Parque antes da aposentadoria.

"Palmeiras de Jailson" segue invicto

Substituto do suspenso Fernando Prass, que levou o terceiro cartão amarelo diante do Avaí, Jailson teve pouco trabalho diante do Botafogo, o que gerou o aumento de uma marca pessoal importante. O goleiro, titular durante o segundo turno do título nacional de 2016, atingiu o 24º jogo de invencibilidade em Campeonatos Brasileiros com a camisa alviverde: com 18 vitórias e seis empates, já são dois anos sem perder na principal competição do país.

Botafogo mal ameaça o Palmeiras

Necessitado do resultado por ainda estar na briga por uma vaga na Libertadores, o Botafogo, teoricamente, encararia o duelo desta segunda com uma maior objetividade. Não foi o que se viu. A equipe de Jair Ventura não aproveitou os erros palmeirenses no primeiro tempo – especialmente de Moisés no meio – e ainda caiu muito de rendimento na etapa final. A equipe carioca mal ameaçou a meta defendida pelo goleiro palmeirense, e a melhor chance foi um chute solitário de Guilherme ainda no primeiro tempo.

Felipe Melo se despede de 2017

O Palmeiras não vai contar com Felipe Melo na rodada de despedida do Campeonato Brasileiro. O volante recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Botafogo e está suspenso do jogo contra o Atlético-PR. Em um ano no qual enfrentou polêmicas e problemas, o volante saiu com a imagem positiva dos torcedores: foi ovacionado ao ser substituído por Thiago Santos. "O bagulho é doido, Felipe Melo, pit bull, cachorro louco", gritaram os palmeirenses puxados pelos organizados.

Alberto Valentim e o carinho do elenco

No último jogo como técnico no Allianz Parque, já que Roger Machado assume o time no ano que vem, Alberto Valentim recebeu grandes demonstrações de carinho por parte dos jogadores. Dudu foi o primeiro ao correr o campo todo para abraçar o interino após anotar o primeiro gol palmeirense. Keno também tratou de oferecer o seu gol ao comandante. Felipe Melo, por sua parte, deu um longo abraço no profissional depois de ser substituído.

Foto: Daniel Vorley/AGIF (Retirada do Portal UOL)

Últimas do seu time